Conheça as preferências musicais dos 60+

Saiba quais são as preferências musicais dos 60+, considerando os artistas mais executados no streaming de música da internet no Brasil e no mundo.

Martin Henkel (*)

 

O Rei está no trono e coloca Roberto Carlos na primeira posição do Ranking artistas no TOP10 60+ SeniorLab by Deezer. Em março ele estava na segunda posição atrás de Marília Mendonça, cantora sertaneja que agora ocupa a segunda posição. Nesta edição o TOP10 60+ SeniorLab by Deezer também identificou o gosto musical dos seniores no planeta e listou os 10 artistas mais escutados na internet em 180 países. Uma oportunidade curiosa de comparar os 60+ brasileiros com o que acontece no planeta.

Considerando que o gênero sertanejo domina 70% do ranking dos 10 artistas mais escutados, Roberto Carlos, representando o gênero MPB, com 20%, é um feito. Já o Forró Eletrônico de Wesley Safadão garante 10% de participação no ranking. Veja:

A música por demanda oferece uma experiência inédita na vida dos 60+. A plataforma Deezer, que possui um acervo de 53 milhões de músicas, dá possibilidades que vão desde os cantores da nova geração aos artistas que embalaram os seniores nos bailes, rádio e cinema quando eram adolescentes, lá pelos anos 1955. Listando dez artistas mais escutados no mundo fica fácil perceber que os 60+ de outros países são tão surpreendentes quanto os daqui. O belga Damso que faz sucesso com o gênero Hip hop é o artista mais executado na plataforma entre os assinantes 60+ no mundo. Apesar do gosto pela novidade, The Rolling Stones, Queen e The Beatles também estão lá e simbolizando uma doce visita à adolescência musical do público sênior. God save de Internet!

O Brasil possui 29,6 milhões de pessoas com mais de 60 anos de idade. 62% deste grupo, o que equivale a 18 milhões de pessoas, já possuem aparelhos celulares. É o segmento de mercado que mais cresce no país e o grupo de consumo que apesar da falta de atenção e foco de marcas, produtos e serviços, busca a integração e ocupa seu espaço. Uma oportunidade que é negligenciada por muitas empresas e profissionais. É um grupo que vai circular “só” R$ 850 bilhões de reais este ano. Não havia interesse na comunicação e no marketing em saber quem os 60+ escutavam. Quando era necessário definir algum estilo musical para um comercial, por exemplo, a bossa nova instrumental era o lugar comum.

A entrada da população 60+ na internet não aconteceu apenas pelo desejo de estarem atualizados, mas sim porque algumas ferramentas, aplicativos e serviços fazem sentido nas vidas deles. O WhatsApp e o grupo da família, o Facebook e as notícias dos seus amigos, o Google e o caminho para achar quase tudo e o Deezer para revisitar as músicas que fizeram sucesso há 40, 50, 60 anos e escutar a qualquer hora em qualquer lugar. Tudo muito novo, muito fácil e ao alcance do toque do dedo.

Sobre a Deezer
A Deezer, fazendo a música acontecer desde 2007, é uma empresa de capital fechado, com sede em Paris, e escritórios em Londres, Berlin, Miami, São Paulo e em outros lugares do mundo. Está disponível em 180 países, conectando 14 milhões de fãs de música com mais de 53 milhões de faixas, permitindo acesso imediato ao mais diverso catálogo de streaming de música em qualquer dispositivo. É o único serviço de streaming de música com Flow, combinando músicas favoritas com novas recomendações em um fluxo constante. A Deezer está disponível com download gratuito para iPhone, iPad, Android e Windows ou na web em deezer.com.

(*)Martin Henkel é fundador e diretor da SeniorLab, consultor, palestrante e autor do conceito Aging in Market e um dos autores da aplicação do CX60+ Customer eXperience 60+ no mercado de consumo acrescentando o olhar da terceira idade. A SeniorLab Mercado & Consumo 60+ é uma consultoria especializada em ajudar marcas, produtos e serviços a entender, atender e conquistar o consumidor sênior com a melhor experiência do cliente 60+.  Email: martin.henkel@seniorlab.com.br

 

Portal do Envelhecimento

Portal do Envelhecimento

Redação Portal do Envelhecimento

portal-do-envelhecimento escreveu 2454 postsVeja todos os posts de portal-do-envelhecimento