Conheça a doença ocular relacionada ao envelhecimento que reduz a visão central

Tempo de Leitura: 2 minutos

A degeneração macular relacionada à idade (DMRI) causa cegueira em pessoas idosas. Os sintomas podem ser confundidos facilmente com outras doenças do envelhecimento, pois inicialmente causa um leve desconforto e baixa da visão central discreta. Com a progressão da DMRI, uma mancha escura se instala na visão central e o idoso passa a ver imagens distorcidas e com linhas embaralhadas.

Cinthya Leite(*)


A degeneração macular relacionada à idade (DMRI) é a primeira causa da cegueira em pessoas idosas que vivem em países desenvolvidos.

No Brasil, a catarata ainda é a doença que mais provoca a perda da visão, mas o número de casos de pessoas com a DMRI vem crescendo a cada ano. Entre os motivos para esse crescimento, está o aumento da expectativa de vida dos brasileiros e o mau hábito de cuidar da saúde dos olhos.

Com o aumento do número de idosos no País, os especialistas aconselham que as pessoas façam exames oftalmológicos regularmente. O oftalmologista Marcelo Valença, do Instituto de Olhos do Recife (IOR), destaca a importância da prevenção da DMRI com acompanhamento médico regular, principalmente após os 60 anos.

“Os sintomas podem ser confundidos facilmente com outras doenças do envelhecimento, pois inicialmente causa um leve desconforto e baixa da visão central discreta. Com a progressão da DMRI, uma mancha escura se instala na visão central e o idoso passa a ver imagens distorcidas e com linhas embaralhadas”, explica o oftalmologista.

O médico aconselha que, ao ser constatado qualquer sintoma que incomode a visão, deve-se procurar por um oftalmologista para avaliação detalhada e indicação de tratamento adequado, o que evita maiores complicações na visão.

O oftalmologista Marcelo Valença ressalta que a DMRI pode ser prevenida com hábitos simples. “Uma dieta rica em vitaminas e antioxidantes, o uso de óculos de sol com proteção UVA e UVB, além da diminuição do consumo de comidas gordurosas e do cigarro ajudam a evitar a DMRI”, recomenda o médico.

()Cinthya Leite() é jornalista e editora do Blog “Casa Saudável”. Repórter do Jornal do Commercio e mestre em saúde da comunicação humana. Uma admiradora do jornalismo em saúde. Aqui no blog, informa como é possível cuidar do nosso maior patrimônio: a saúde. Emails: [email protected]

Blog: Disponível Aqui. Acesso em 14 de abril de 2015. Foto: Free Images

Portal do Envelhecimento

Redação Portal do Envelhecimento

portal-do-envelhecimento escreveu 3845 postsVeja todos os posts de portal-do-envelhecimento