Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia – SBGG

Neste último junho (8 a 11) no Bahia Othon Palace Hotel em Salvador, Bahia aconteceu o XIV Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia promovido pela SBGG. Esse evento de grandes proporções atingiu o número recorde de 1.400 participantes inscritos. O tema Envelhecimento ativo: enfrentando fragilidades, resgatando competências, foi muito discutido, ainda que com predominância da visão geriátrica. Ainda percebe-se o predomínio médico e a divisão quase que categórica das áreas gerontologia e geriatria. Isso é uma pena, pois a tão esperada integração e interdisciplinaridade fica prejudicada até pela divisão física das salas.

Patricia Cabral

 

relatosPatrícia, Valda, Beltrina, Carlos, Vera e Rita

Em um congresso com diversas mesas e conferências acontecendo ao mesmo tempo é nos intervalos o momento para as trocas divulgação dos trabalhos, e foram nestes intervalos que ocorreram as exposições dos pôsteres. O Programa de Estudos Pós-graduados da PUC/SP estava representado em vários pôsteres que ficaram expostos principalmente no último dia do Congresso onde o espaço maior era para trabalhos na área da gerontologia.

Foram eles:

Oficina Autobiográfica: Teoria e Prática (Brandão, V.M.A.T.);

Projeto Memória e Cultura – Oficina: Conversas no Pateo: a memória viva de São Paulo (Amaral, R.D; Brandão V.M.A.T. e Cabral, P.K.G.F.);

Idosos reconstruindo-se com suas histórias (Cabral, P.K.G.F.; Lopes, R.G.C.);

Projeto Convivendo com idosos (Bruno, V.B.S.; Giorgi, M.A.B.; Ayama, S.; Lage, W.);

A diversidade do pesquisador e pesquisas em programas de gerontologia – estudo de caso (Brandão, V.M.A.T.; Corte,B.; Murta, N.; Ximenes, M.A.);

O significado do aprendizado de uma língua estrangeira na velhice
(Pereira, E.T.;Lopes, R.G.C.);

As múltiplas relações dos idosos com as auto-medicações (Moraes, C.A.).

Alguns trabalhos foram apresentados nos outros dias do evento como:
A nova idade da Aids (Cruz, G.E.C.P.; Karsch, U.M.S.) e

A percepção da sexualidade feminina no processo de envelhecimento: estudo comparativo de grupo de mulheres da 4ª à 8ª década (Mercadante, E.F.; Moraes, C.A.).

relatosPatrícia Cabral expõe seu pôster

Em relação às palestras e conferências as novidades que me chamaram atenção foram: A inclusão digital do idoso proferida pelo Dr. André Junqueira Xavier (Santa Catarina, SC). Nesse tema instigante ele apresentou o desafio de trabalhar uma re-conceituação do Alzheimer numa perspectiva interativa e a inclusão digital como forma de reabilitação cognitiva. Na mesa-redonda Os desafios da pesquisa em geriatria e gerontologia o geriatra debatedor Luiz Roberto Ramos foi categórico ao afirmar a falta em pesquisas aplicadas na nossa sociedade. Isso é, faltam pesquisas que mostrem como aplicar os conhecimentos advindos das diversas áreas, sendo esse um grande desafio. Outra mesa interessante foi Tudo bem graças a Deus discutindo ciência, fé e os resultados da Campanha da Fraternidade de 2003 que teve como tema “Idosos, Vida, Dignidade e Esperança”, parece ser bem raro esse assunto em um congresso. Claro que não é possível esgotar todos os temas e tudo que assisti, mas gostaria de ressaltar o trabalho de uma psicanalista de Pernambuco, Amparo Caridade que falou sobre Sexualidade na 3ª Idade e trabalha a potencialidade amorosa dos idosos propondo uma dimensão lúdica da sexualidade em contraponto à dimensão consumista tão explorada nos nossos dias. 

 Elizabeth ao lado de seu pôster                

relatosA diversidade do pesquisador em Gerontologia foi  representada por Vera             
relatos

Durante o congresso foram lançados vários livros, além de uma programação social divertida e descontraída como só os baianos sabem fazer.

Cabe aqui agradecer Marcos Veloz, do Maranhão, que conseguiu um espaço para a venda e divulgação da Revista Kairós-Gerontologia que foi bastante procurada e ganha visibilidade no meio. Aproveitamos para presentear com uma coleção da Revista Kairós-Gerontologia da PUC/SP a querida e atuante Nara Costa Rodrigues da Gerontologia do Rio Grande do Sul e o Dr. Adriano Gordilho, presidente do congresso e da SBGG.

relatosMarcos Veloz vendendo a revista Kairós

Salvador nos recebeu com muita chuva, mas o sol não deixou de aparecer, principalmente no final dos trabalhos em que pudemos aproveitar as praias e rever o Pelourinho que está revitalizado e muito bonito.

Portal do Envelhecimento

Portal do Envelhecimento

Redação Portal do Envelhecimento

portal-do-envelhecimento escreveu 2597 postsVeja todos os posts de portal-do-envelhecimento