Conflito e cooperação entre gerações

O livro é resultado de uma pesquisa feita por José Carlos Ferrigno (autor), psicólogo, mestre e doutor pela Universidade de São Paulo e especialista em Gerontologia pela Sociedade Brasileira de Geriatria.

 

 

conflito-e-cooperacao-entre-geracoesA obra faz um panorama e traz um aprofundamento sobre as relações entre jovens e idosos no mundo contemporâneo.

O trabalho partiu de uma série de questionamentos levantados pela observação do autor, que trabalha com temas ligados à terceira idade há mais de 30 anos, tanto no âmbito acadêmico, quanto nas atividades culturais voltadas à essa faixa etária. “Como convivem jovens e velhos, crianças e adultos, pais e filhos, avós e netos? Os valores éticos hoje predominantes dificultam ou colaboram para o estabelecimento das boas relações intergeracionais? Qual é o futuro de tais relações?”. Essas perguntas foram respondidas a partir de uma base histórica, da observação de atividades específicas e de entrevistas com pessoas de diversas idades, apresentando relatos em que essas relações se desenvolvem de forma harmônica, mas também conflituosas.

O objetivo do livro é articular e fortalecer a relação intergeracional e contribuir para o desenvolvimento da sociabilidade, fortalecendo o convívio entre as diferentes faixas etárias pela superação das diferenças. Além disso, a obra analisa as atividades de lazer como facilitadoras do relacionamento entre as gerações, dá exemplos de programas intergeracionais de sucesso e trata da formação e papel do educador neste cenário.

O livro faz parte das Edições SESC SP, e vem reforçar as atividades desenvolvidas pela instituição e a preocupação em chamar a atenção da sociedade para que nos próximos 50 anos essa convivência alcance níveis mais elevados. Aliás, este ano o Sesc comemora 50 anos de Trabalho Social com Idosos.

Fonte de pesquisa para interessados no assunto e um norteador para esclarecer que tipo de relação estamos cultivando com os mais velhos, Conflito e cooperação entre gerações comprova que as histórias dos avós contadas no fim de tarde também tem sua importância e são fundamentais para a formação do cidadão.

Sobre o autor

José Carlos Ferrigno nasceu em São Paulo, em 1954. É doutor, mestre e psicólogo pela Universidade de São Paulo e especialista em Gerontologia pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia e pela Universidade de Barcelona. Também é especialista em Gestão de Programas Intergeracionais pela Universidade de Granada, Espanha, e foi professor convidado dos cursos de especialização em Gerontologia do Centro Universitário São Camilo, do Instituto Sedes Sapientiae, da Universidade Federal de São Paulo – Unifesp e da PUC São Paulo. Conflito e cooperação entre gerações é o segundo livro do autor que foi precedido por Coeducação entre gerações, também publicado pelas Edições Sesc SP.

Informações

As publicações das Edições Sesc SP podem ser adquiridas em todas as unidades Sesc (capital e interior), nas principais livrarias e também na Livraria Sesc. Disponível Aqui

Portal do Envelhecimento

Portal do Envelhecimento

Redação Portal do Envelhecimento

portal-do-envelhecimento escreveu 2666 postsVeja todos os posts de portal-do-envelhecimento