“Como cuidar melhor dos nossos idosos?”

O destino dos cuidadores, o fornecimento de alojamento e o custo dos cuidados para idosos dependentes foram as principais questões apresentadas em relação à pergunta “como cuidar melhor dos nossos idosos?”.

 

Durante dois meses, os franceses foram convidados a responder livremente a pergunta: “Como cuidar melhor dos nossos idosos?” Os primeiros resultados dessa ampla consulta cidadã, realizada pelo Ministério da Solidariedade e Saúde em parceria com a Make.org, foram apresentados em setembro do ano passado pela ministra Agnès Buzyn.

Ao todo, França contou com 1,7 milhão de votos registrados e 414 mil participantes. Todos eles opinaram sobre essa questão crucial para o futuro do envelhecimento bem-sucedido na França. No topo das preocupações francesas estava: o destino dos cuidadores, o fornecimento de alojamento e o custo dos cuidados para idosos dependentes.

As 18 mil propostas cidadãs respondidas servirão para orientar o governo na definição das principais linhas da reforma da gestão do risco de perda de autonomia ligada ao envelhecimento.

De acordo com a ministra Agnès Buzyn, “É nosso dever preparar-nos para o futuro, para que as necessidades de saúde das pessoas com mais de 65 anos sejam melhor gerenciadas e totalmente integradas na nossa sociedade. Eu quero estimular uma transformação do modelo e uma mudança de olhar”.

Agnès Buzyn é especialista em hematologia e assumiu o ministério em 2017. Ela dirigiu por 20 anos a unidade de cuidados e transplante de medula óssea no hospital Necker. Ela conhece  os segredos administrativos da saúde, pois ocupou diversos cargos.

Os resultados completos dessa consulta nacional foram apresentados em dezembro, no Dia Nacional da Economia Prateada, organizado pelo Sindicato Nacional para a

 

Sofia Lucena

Sofia Lucena

Estudante de Engenharia de Produção da Universidade Federal de São Carlos (SP). Colabora com o Portal do Envelhecimento fazendo traduções de temas relacionados à longevidade humana. E-mail: sofiacortel@hotmail.com

sofialucena escreveu 23 postsVeja todos os posts de sofialucena