Como as diferentes gerações se relacionam e consomem música?

Tempo de Leitura: 3 minutos

Vídeo traz uma pequena amostra das reações de pessoas de gerações distintas de uma mesma família ante músicas bem distintas e de diferentes gêneros. E como em sua família se dá essa relação?

Leonardo Yugo, Rodrigo Negri e Vitor Hugo (*)


Inspirados numa enquete feita pela plataforma streaming Deezer, cujo resultado dizia que pessoas com mais de 30 anos não procuravam escutar músicas novas, em comparação com pessoas mais novas, resolvemos entrevistar pessoas de diferentes faixas etárias e ver sua reação natural, como uma espécie de experimento social. A questão que nos moveu foi: como as diferentes gerações se relacionam e consomem música?

A fim de responder essa questão, resolvemos que a melhor solução seria entrevistar pessoas de diferentes faixas etárias e ver sua reação natural, como uma espécie de experimento social.

Então foi escolhido uma pequena família de duas pessoas, um rapaz em torno dos 24 anos e sua avó, que tem em torno de 65 anos, ambos morando sob o mesmo teto, e então ver qual seriam suas respostas em relação a certas perguntas e a lista de músicas que montamos.

Para isso foi formulada uma pequena série de perguntas (no total 7):

– Com qual frequência você ouve música?
– Qual gênero é o que você mais escuta?
– Você busca conhecer novas músicas? Se sim, por qual meio? (YouTube, Spotify, Rádio, TV…)
– Você se incomoda quando tocam músicas que para você é considerado ruim?
– Qual a sua relação com as músicas que seus familiares ouvem?
– Qual o seu critério para você considerar uma música boa?
– Qual a sua opinião sobre a música de hoje em dia?

Além dessas perguntas, também criamos uma playlist com 6 músicas bem distintas uma das outras, de diferentes gêneros, para ter uma maior variedade de reações genuínas, sem nenhum filtro. São elas:

– Stairway to Heaven (Remaster) – Led Zeppelin (1971)
– Round Midnight – Miles Davis (1957)
– Janela – Viratempo (2018)
– GTA San Andreas Theme (Remake) – Ben Morfitt (SquidPhysics) (2013)
– Billie Jean – Michael Jackson (1982)
– Agora Vai Sentar – MC’s Jhowzinho & Kadinho (2017)

Essas perguntas e músicas foram mostradas igualmente para ambos os entrevistados para se gerar reações diferentes quando colocados sob as mesmas perguntas/músicas. O resultado pode ser observado no vídeo a seguir:

(*) Leonardo Yugo, Rodrigo Negri e Vitor Hugo, alunos do último ano do curso de Comunicação e Multimeios da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Texto escrito durante a eletiva “Relações Intergeracionais Mediadas pela Tecnologia”, ministrada pela profa. Beltrina Côrte, durante o segundo semestre de 2019. Esta disciplina é ofertada a todos os alunos da Universidade. E-mail: rodrigonegri11@uol.com.br



Saiba mais em: https://edicoes.portaldoenvelhecimento.com.br/cursos/

Portal do Envelhecimento

Portal do Envelhecimento

Redação Portal do Envelhecimento

portal-do-envelhecimento escreveu 2668 postsVeja todos os posts de portal-do-envelhecimento