Como a Longevidade Influencia a Aposentadoria

Tempo de Leitura: 2 minutos

Os americanos estão vivendo por mais tempo do que nunca estiveram. Os avanços na ciência médica, junto com estilos de vida mais saudáveis, permitiram que as pessoas melhorassem a longevidade e, na maioria dos casos, a qualidade geral de suas vidas. Como resultado, as pessoas agora enfrentam a realidade de poderem viver 30 ou mais anos na aposentadoria. Esse pode ser um cenário maravilhoso, mas apenas se você estiver adequadamente preparado. Em muitos casos, os aposentados enfrentam o risco de sobreviver a seus ativos, o que é chamado de risco de longevidade.

Roger Correa, LUTCF *

 

Como-a-longevidade-influencia-a-aposentadoriaDefinição de expectativa de vida

A chave para lidar melhor com o risco de longevidade é compreender o que é a expectativa de vida. Muitas pessoas planejam suas reservas e necessidades de renda para a aposentadoria com base em sua expectativa de vida, ou o quanto elas imaginam que vão viver. Mesmo que possa parecer uma estratégia aceitável, ela tem falhas.

A expectativa de vida costuma ser entendida erroneamente como o período de tempo que você espera viver. Na verdade, ela é apenas um ponto central ou mediana. A expectativa de vida significa que 50% das pessoas viverão além de uma determinada idade e 50% das pessoas não chegarão àquela idade. Então, na verdade você tem uma boa chance de viver além de sua expectativa de vida e, em alguns casos, muito mais. Em outras palavras, se sua renda de aposentadoria está definida para durar apenas até sua expectativa de vida, há uma boa probabilidade de que você sobreviva a seus ativos.

Como você não sabe por quanto tempo irá viver, precisa planejar cuidadosamente suas finanças para que seus ativos não se esgotem. Isso nem sempre é fácil, pois coisas como a volatilidade do mercado, inflação e excesso de gastos podem contribuir para a erosão de seus ativos ou poder de compra, aumentando ainda mais seu risco de longevidade.

Fontes garantidas de renda

Um modo eficaz de ajudar a garantir que seu dinheiro não acabe mais tarde na vida é ter renda suficiente de fontes garantidas que você receberá enquanto viver. As fontes mais comuns de renda garantida são a Seguridade Social e pensões tradicionais.

Hoje, essas fontes de renda podem não fornecer renda suficiente para alguns aposentados arcarem com suas despesas e obrigações mensais. Para ajudar a complementar sua renda de aposentadoria, muitos aposentados estão buscando outra fonte de renda garantida – anuidades imediatas, também conhecidas como anuidades de pensão. Esses produtos podem gerar um fluxo de renda muito parecido com a Seguridade Social e pensões, pois é estável e previsível. Anuidades de pensão podem fornecer aos aposentados uma renda garantida para durar enquanto eles viverem, e os pagamentos não estão sujeitos à volatilidade do mercado. Isso torna as anuidades de pensão ideais como uma cobertura contra o risco de longevidade.

Fonte: Disponível Aqui, em 15/06/2011.

Portal do Envelhecimento

Redação Portal do Envelhecimento

portal-do-envelhecimento escreveu 3746 postsVeja todos os posts de portal-do-envelhecimento