Combate a violência contra a pessoa idosa

Tempo de Leitura: 2 minutos

A Organização das Nações Unidas instituiu o dia 15 de junho como dia mundial de conscientização da violência contra a pessoa idosa, celebrado mundialmente com ações de sensibilização e de impacto na sociedade.

 

 

combate-a-violencia-contra-a-pessoa-idosaA violência ainda é um tabu vivido por muitos idosos, considerando que muitos não conhecem os diferentes tipos de agressão ou não estão dispostos a procurar seus direitos por ter afeto ou dependência do agressor.

Segundo INPEA (International Network for the Prevention of Elderly Abuse), a violência contra a pessoa idosa se define como qualquer ato, único ou repetitivo, ou omissão, que ocorra em qualquer relação supostamente de confiança, que cause dano ou incômodo à pessoa idosa, fatores que interferem em sua qualidade de vida.

São Paulo

O Centro de Referência CRI Norte também preparou uma programação especial para a semana de 11 a 15 de junho, com o intuito de sensibilizar os idosos, profissionais e comunidade para essas questões que são relevantes para garantir o pleno exercício da cidadania na velhice.

O filme “Mamãe faz 100 anos”, seguido de roda de conversa com especialistas faz parte das atividades, assim como palestra sobre “Violência Institucional” e Seminário sobre Violência.

Brasília

A Semana de Combate à Violência contra a Pessoa Idosa contará com diversas atividades que vão desde cerimônias/eventos oficiais (com participações da Câmara dos Deputados, da Secretaria de Estado do Idoso e dos Conselhos Nacional e Distrital dos Direitos do Idoso) a eventos de conscientização como palestras, oficinas e teatro. Tudo organizado pela Secretaria de Estado do Idoso/DF com o apoio do Conselho Distrital dos Direitos da Pessoa Idosa.

“Quem maltrata o idoso não fere apenas o corpo, mas apaga toda sua história” é o tema principal do evento de conscientização. “A violência e o papel do idoso neste contexto” e “Violência Familiar Contra o Idoso e Índices de Denúncias na Delegacia” consistem nos temas das palestras principais. Haverá ainda apresentação educativa de teatro com a peça “Ação e Reação”, do Grupo Voz da Experiência e Exposição de fotos de violência contra o idoso, faixas e panfletagem de conscientização.

Portal do Envelhecimento

Redação Portal do Envelhecimento

portal-do-envelhecimento escreveu 3807 postsVeja todos os posts de portal-do-envelhecimento