Coletânea de textos sobre cuidados paliativos e tanatologia

Recuperar as memórias de infância sobre a morte também pode ajudar-nos a compreender a base onde está alicerçada nossa estrutura emocional frente a mudanças e perdas. Dedicar-se a recordá-las é, portanto, de grande importância para o processo de autoconhecimento.

Marco Tullio de Assis Figueiredo

 

coletanea-de-textos-sobre-cuidados-paliativos-e-tanatologiaEsta apostila é na realidade uma coletânea de textos de tanatologia e Cuidados Paliativos, que logo no início dos Cursos de Cuidados Paliativos ao Paciente Fora de recursos terapêuticos de Cura (1994) foram realizados pelo Departamento Científico e Cultural do Centro Acadêmico Pereira Barreto, da Unifesp/EPM, sob a minha orientação. Em 1994, o laboratório Cristália patrocinou a montagem da apostila; a seguir, o próprio Centro Acadêmico assumiu a sua edição, e finalmente a Pró-Reitoria de Extensão deu-lhe um formato mais bonito e didático. Mas logo a seguir os recursos financeiros esgotaram-se.

Devido à falta de artigos sobre o tema localizáveis na Bireme, pois tanatologia e Cuidados Paliativos envolvem a colaboração de inúmeras profissões, eles são publicados nos periódicos e livros de todas elas, o que obrigaria os estudantes a pesquisarem em bibliotecas de diversas faculdades profissionais, eu assumi a formatação em computador, da apostila.

Ao findar os cursos e palestras aos estudantes, eu entregava ao representante da turma um disquete contendo a “coletânea” para que ele tirasse cópias nos disquetes que lhe fossem apresentados pelos seus colegas.

Os temas foram propositadamente dispostos de maneira desordenada, para que o leitor fosse levado a folhear as páginas e a mentalizar os títulos, e a eles voltar a ler quando deles se lembrasse.

Todavia, eu acho que umas explicações são necessárias antes da leitura de alguns textos:

1 – Os seguintes textos deverão ser lidos na sequência: O Cuidar no Processo de Morrer com Dignidade, de Mara Villas Boas de Carvalho; Reflexões sobre a Leitura, de Mara Villas Boas de Carvalho por Heloisa Helena; e Milagre, de Heloisa Helena;

2 – A Última Grande Lição é um livro baseado em entrevistas de um jornalista, ex-aluno de um professor de college americano de há muito afastados um do outro, nos últimos dias de vida deste, acometido de esclerose lateral amiotrófica. Do livro, foram selecionados trechos das gravações para o aluno ler e refletir;

3 – A Roda da Vida é um livro autobiográfico de Elizabeth Kübler-Ross, fundadora da Tanatologia, cujos trechos foram selecionados para leitura, reflexão e debate comigo.

Assim explanado, eu creio que a apostila irá desbravar ao estudante a maravilhosa filosofia humanitária dos Cuidados Paliativos, e estimular o conhecimento da Morte, a última fase da vida terrena e passagem para o nível superior transcendental.

* Marco Tullio de Assis Figueiredo (1925-2013), médico, escreveu esta apostila em 2006. Foi professor da Unifesp durante anos, foi criador e chefe do Ambulatório de Cuidados Paliativos da instituição – assim como toda a sua equipe, era voluntário. Ficou conhecido como o médico dos Cuidados Paliativos.

Leia na íntegra os textos desta coletânea: Disponível Aqui

 

Portal do Envelhecimento

Portal do Envelhecimento

Redação Portal do Envelhecimento

portal-do-envelhecimento escreveu 2626 postsVeja todos os posts de portal-do-envelhecimento