Coleção Caravana de Educação em Direitos Humanos – população idosa

Coleção Caravana de Educação em Direitos Humanos – população idosa

A cartilha tem por objetivo orientar e estimular as práticas e as lutas pelos direitos humanos em todos os âmbitos da existência humana.

 

Coleção Caravana de Educação em Direitos Humanos – população idosa, elaborada por Paula Regina de Oliveira Ribeiro e Cássia Janeiro, e organizada por Salete Valesan Camba, em 2015, durante o governo Dilma Rousseff, está totalmente disponível à população. A cartilha contou com o apoio da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República – SDH/PR, da Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura – OEI, da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais – FLACSO BRASIL via Projeto de Disseminação das Diretrizes Nacionais de Educação em Direitos Humanos para entidades e lideranças da educação não formal.

A Coleção, além de tratar da população idosa em cartilha específica, também  tem outras cartilhas com as seguintes temáticas: Imigrantes, Indígenas, Juventude, LGBT, Memória e verdade, Mulheres, Pessoas com deficiência, População em situação de rua, População Negra. Todas elas disponíveis no site da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais – FLACSO BRASIL.

A cartilha contendo o tema da população idosa contou ainda com o apoio de Danielle Alves de Melo, Evelyn G. Heizen, Gisele Soares Mendes, Paula Regina de Oliveira Ribeiro, Pedro Célio da Silva Regis, Simone Cruz Longatti e Vicente Paulo Alves. Entre os assuntos nela tratados, está o conceito legal de idoso, princípios norteadores dos direitos da pessoa idosa, a população idosa no Brasil, breve evolução histórica dos direitos da pessoa idosa e a violência contra idosos. A seguir reproduzimos a introdução da cartilha:

Os direitos humanos da população idosa, no Brasil e no mundo, são fruto de conquistas que exigiram muitas lutas. Afinal, num contexto de capitalismo selvagem, idosos não apenas são considerados como improdutivos, como pessoas que certamente exigirão dispêndio de recursos, uma vez que se aposentam e que podem adoecer. É o fim da vida, que exige, não mais “investimento”, se adotarmos essa linha, mas reconhecimento.

O tratamento à população idosa ainda precisa melhorar muito. Isso passa não somente por ações de políticas públicas, mas pela conscientização da população em geral e da possibilidade do exercício mais consciente da cidadania.

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Este caderno tem por objetivo abordar as questões concernentes à população idosa tendo como principal foco os direitos humanos. Esperamos que ele seja útil aos idosos, em particular, e a todas as pessoas, de modo geral, a fim de que possamos todos contribuir para uma sociedade mais equânime, na qual os idosos sejam reconhecidos como cidadãos plenos.

Proteger os direitos dos idosos é, no fundo, proteger os nossos próprios direitos numa perspectiva futura; viver com dignidade, com amparo e em segurança é o que todos queremos.

Afinal, o que é ser idoso? A partir de quando uma pessoa pode ser considerada idosa? A velhice é homogênea? Os gerontólogos, especialistas em envelhecimento, afirmam que não se pode falar em “velhice”, mas em “velhices”. O envelhecimento possui uma dimensão existencial e se modifica com a relação do ser humano com o tempo, com o mundo e com sua própria história, revestindo-se não só de características biopsíquicas, como também sociais e culturais.

Assim, a velhice é um fenômeno complexo que sofre a influência de uma gama de fatores, tais como a condição econômica, o grau de instrução, as relações familiares, as circunstâncias histórico-culturais, a incidência de diferentes patologias entre o início da vida e o envelhecimento, as predisposições genéticas e as variações do ambiente ecológico. O processo de envelhecimento, portanto, ocorre de maneira diferente para cada pessoa, não se caracterizando apenas como um período de perdas e limitações, mas como um estado de espírito decorrente da maneira como a sociedade e o próprio indivíduo concebem essa etapa da vida.

Serviço
Coleção Caravana de Educação em Direitos Humanos – população idosa
Autoras: Paula Regina de Oliveira Ribeiro e Cássia Janeiro
Organização:  Salete Valesan Camba
Disponível em: http://flacso.org.br/?publication=colecao-caravana-de-educacao-em-direitos-humanos-populacao-idosa

 

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