Co-educação entre gerações

Tempo de Leitura: 2 minutos

Como vivem as diversas gerações na sociedade moderna? Que mudanças estão sendo sentidas? Há, de fato, um conflito entre elas? Que interesses estão em jogo? É possível e desejável fomentar processos de educação recíproca? Essas e outras questões são abordadas neste livro. O autor nos mostra como o relacionamento entre as faixas etárias tem se modificado ao longo da história recente da civilização ocidental. Na Idade Média, crianças e adultos se misturavam durante as situações de festa ou de trabalho. Ainda hoje, nas comunidades rurais e nas pequenas cidades, esse encontro é mais freqüente nas manifestações da cultura popular. Ao contrário, prevalece nos grandes centros urbanos a separação das gerações em espaços sociais exclusivos.

 

 

coeducacaoPartindo de uma pesquisa realizada em uma instituição sócio-cultural, o SESC de São Paulo, em que educadores e freqüentadores de diferentes idades são entrevistados e observados em suas interações, José Carlos Ferrigno, analisa as trocas de afeto e de conhecimentos específicos que uma geração repassa à outra. Reafirma a importância da transmissão da memória cultural que os velhos transmitem aos jovens, mas também modelos de como reagir ao processo de envelhecimento e à proximidade da morte. Os moços, por sua vez, são importantes para os idosos, pois o convívio desenvolve nestes uma maior flexibilidade em relação a novos valores e comportamentos, além de lhes possibilitar um maior acesso às novas tecnologias.

Conclui o autor que a aproximação das gerações pode incrementar a inclusão social de velhos e jovens, enriquecendo-os mutuamente, desenvolvendo a tolerância e a solidariedade e amenizando, portanto, os efeitos deletérios do preconceito etário. Destaca, finalmente, o estratégico papel desempenhado por agências culturais de ensino informal e propõe a criação de atividades que incentivem esse convívio.

José Carlos Ferrigno é psicólogo e mestre em psicologia social pela USP. Especializou-se em Gerontologia Social pela Universidade de Barcelona. É pesquisador da Gerência de Estudos e Programas da Terceira Idade do SESC de São Paulo e coordenador editorial da revista “A Terceira Idade”.

Título: Co-educação entre gerações
Autor: José Carlos Ferrigno
Editora: Editora Vozes
Cidade: São Paulo
Ano: 2004

Portal do Envelhecimento

Redação Portal do Envelhecimento

portal-do-envelhecimento escreveu 3747 postsVeja todos os posts de portal-do-envelhecimento