Cine Saúde começa com “Velhos”

Tempo de Leitura: 3 minutos

Foi aprovado para captação de recursos, via Lei Rouanet, o filme “Velhos”. Trata-se de uma obra de média metragem que inaugura a série de filmes do projeto Cine Saúde.

Portal da Inovação da Gestão do SUS Redes e Atenção Primaria a Saúde *


A proposta do Cine Saúde é inovadora por propor a disseminação de conteúdos que possam estimular a adoção de práticas e estilos de vida saudáveis, utilizando como mídia um veículo eficiente na sedução de plateias: o Cinema.

O projeto pressupõe que assistir ao Cine Saúde em uma sala de cinema faça com que as informações transmitidas, mesmo as mais técnicas, sejam absorvidas com muito mais naturalidade, afinal, quando vamos ao cinema vivenciamos um momento de imersão e entretenimento!

O Cine Saúde irá produzir oito ‘docudramas’, um misto de depoimentos persuasivos e dramaturgia, capazes de transmitir informações práticas e medidas rotineiras, que orientem e apoiem o espectador para a adoção de um estilo de vida saudável.

O Cine Saúde foi desenvolvido em parceria com a Agência Nacional de Saúde (ANS) e a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), e desta parceria surgiu a orientação para abordarmos os seguintes temas, nesta ordem:

  1. Idosos
  2. Saúde Mental
  3. Saúde da Criança e Adolescente
  4. Saúde da Mulher
  5. Saúde do Homem
  6. Câncer
  7. Obesidade e Anorexia
  8. Tabagismo e Alcoolismo.

As sessões do Cine Saúde poderão ser realizadas, simultaneamente, através do circuito exibidor. E, para tornar a experiência ainda mais rica, poderão contar com palestras complementares, viabilizando debates dinâmicos com o público, que, após assistir ao filme, já estaria mais predisposto a se envolver com o tema.

Buscando reforçar os conteúdos, poderão ser distribuídos, também, DVDs do filme exibido e cartilhas com dicas sobre os temas abordados no filme, aumentando ainda mais a disseminação e o alcance do projeto. E os filmes serão disponibilizados, depois, na internet.

Velhos é a primeira produção do Cine Saúde

Seu objetivo é conscientizar o público o quanto antes, desde jovem adulto, sobre os benefícios da prevenção de doenças crônicas, promovendo através do cinema, uma cultura de novos hábitos, saudáveis.

O filme se desenrola com o encontro de três amigos, idosos, atores de renome, ao final de um exercício matinal, no qual serão debatidos vários assuntos pertinentes à saúde, qualidade de vida, sentimentos, experiências, enfim, a vida na terceira idade. O bate-papo é permeado por alguns depoimentos, dicas e declarações de profissionais de áreas correlatas ao tema e outros idosos, recheando o conteúdo da conversa com informações técnicas e de fácil assimilação.

Fonte: Disponível Aqui

Portal do Envelhecimento

Redação Portal do Envelhecimento

portal-do-envelhecimento escreveu 3746 postsVeja todos os posts de portal-do-envelhecimento