Centro de Referência é inaugurado como “ambulatório” do idoso na Vila Mariana

Tempo de Leitura: 4 minutos

O Governo do Estado anunciou que o AME contará com atendimento em 23 especialidades médicas e não médicas diferentes e oferecerá serviços de reabilitação recreativos que serão implantados de forma gradativa. Ainda de acordo com o governo, ao atingir plena capacidade, o ambulatório terá capacidade para realizar mais de 234 mil atendimentos anuais, entre consultas médicas e não médicas, cirurgias ambulatoriais, exames, atendimentos de odontologia e atendimentos em grupo.

Redação Jornal SP Zona Sul * FOTO: Foto: Eduardo Saraiva/A2IMG

centro-de-referencia-e-inaugurado-como-ambulatorio-do-idoso-na-vila-marianaO prometido “Centro de Referência do Idoso Sudeste”, anunciado em substituição ao antigo Centro de Saúde Lívio Amato, virou Ambulatório Médico de Especialidades (AME) do Estado de São Paulo voltado exclusivamente para a população idosa. O ambulatório está localizado na esquina das ruas Domingos de Moraes e Monsenhor Manuel Vicente, na Vila Mariana, e estava fechado para as reformas e readaptação à nova finalidade do prédio desde fevereiro de 2014.

O “AME Idoso” tem objetivo diferente do CRI do Idoso. O ambulatório é como um posto de saúde, só que exclusivo para a população idosa. Já nos CRIs, o idoso é atendido apenas após ter sido consultado em unidades básicas de saúde e para lá encaminhado. O trabalho é contínuo e há oficinas e atividades físicas e de lazer para a população do entorno.

O Governo do Estado anunciou que o AME contará com atendimento em 23 especialidades médicas e não médicas diferentes e oferecerá serviços de reabilitação recreativos que serão implantados de forma gradativa. Ainda de acordo com o governo, ao atingir plena capacidade, o ambulatório terá capacidade para realizar mais de 234 mil atendimentos anuais, entre consultas médicas e não médicas, cirurgias ambulatoriais, exames, atendimentos de odontologia e atendimentos em grupo.

Contará com uma equipe multidisciplinar voltada para o público a partir dos 60 anos de idade para promover o envelhecimento ativo e saudável, na reabilitação física e cognitiva, e na redução de agravos à saúde, permitindo aos idosos mais independência e autonomia.

A unidade será gerenciada em parceria com a Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM), uma instituição filantrópica de assistência em saúde do Brasil, e que já era a responsável pelo CS Lívio Amato.

O serviço, totalmente adaptado para facilitar o acesso aos idosos, receberá pacientes encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde da região sul.

“Hoje as pessoas vivem mais, mas é preciso viver com saúde e com qualidade de vida. Assim, o AME que entregamos hoje tem a finalidade de oferecer a melhor assistência, com os melhores e mais modernos equipamentos à população idosa da zona Sul”, diz David Uip, secretário de Estado da Saúde de São Paulo.

centro-de-referencia-e-inaugurado-como-ambulatorio-do-idoso-na-vila-marianaO AME Idoso da Vila Mariana é o segundo da cidade de São Paulo destinado exclusivamente ao atendimento da população idosa e atenderá principalmente a população da região Sudeste da Capital. O primeiro, no bairro da Lapa, foi inaugurado no último dia 17 de junho. Ambos fazem parte do “Programa São Paulo Amigo do Idoso”, baseado no projeto “Envelhecimento Ativo”, da Organização Mundial de Saúde (OMS).

De acordo com o Governo do Estado, foram investidos ali R$ 11,4 milhões para obras e equipamentos.

Especialidades

No AME Idoso da Vila Mariana, haverá atendimento em 23 especialidades médicas e não médicas:

Especialidades médicas: Cardiologia, Dermatologia, Endocrinologia, Gastroenterologia, Geriatria, Ginecologia, Neurologia, Oftalmologia, Otorrinolaringologia, Pneumologia, Reumatologia e Urologia.

Especialidades não médicas: Assistência Social, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Nutrição, Odontologia, Podologia, Psicologia, Terapia Ocupacional.

Serviços de Apoio Diagnóstico: Análises Clínicas, Audiometria, BERA, Dioptria, Ecocardiograma, Eletrocardiograma, Endoscopia, Fundo de Olho, Holter, Laboratório de Próteses Dentárias, MAPA, Nasofibroscopia, Raio-X Odontológico, Raio-X Simples, Teste Ergométrico, Testes Vestibulares, Ultrassonografia Simples e com Doppler.

centro-de-referencia-e-inaugurado-como-ambulatorio-do-idoso-na-vila-marianaCentro de Referência

Até recentemente a informação que se tinha era que de fato fosse existir ali um Centro de referência, anunciado inclusive em placas da própria Secretaria de Estado da Saúde. Como Centro, o objetivo era proporcionar assistência integral à pessoa idosa, com atendimento totalmente gratuito através do Sistema Único de Saúde. Assim pode ser resumida a missão dos Centros de Referência do Idoso (CRI), implantados pela Secretaria de Estado da Saúde. Atualmente existem apenas dois deles na capital – um na Zona Norte e outro na Zona Leste de São Paulo. Esperava-se uma terceira unidade na Vila Mariana, na esquina das ruas Domingos de Moraes com Monsenhor Vicente, perto das ruas Sena Madureira e Maurício Klabin.

(*)Jornal SP Zona Sul: Disponível Aqui

Portal do Envelhecimento

Portal do Envelhecimento

Redação Portal do Envelhecimento

portal-do-envelhecimento escreveu 3717 postsVeja todos os posts de portal-do-envelhecimento