Cecília Helm e Matheus Papaléo Neto: Duas vidas intensas, com grande produção intelectual

Cecília Maria Vieira Helm tem 74 anos, Matheus Papaléo Neto está com 83. Cecília é antropóloga, Matheus é médico. Ambos desenvolvem, há várias décadas, intensa atividade profissional, além da publicação de livros e participação em debates, palestras e seminários. A palavra “aposentadoria” nem tenuamente aparece no horizonte dos dois.

 

 

cecilia-helm-e-matheus-papaleo-neto-duas-vidas-intensas-com-grande-producao-intelectualCecília, por exemplo, foi entrevistada pelo Portal do Envelhecimento em intervalo da reunião da Associação Brasileira de Antropologia, que ocorreu na PUC, em São Paulo, em julho passado.

O médico Papaléo Neto, entrevistado na sala do Pós em Gerontologia da mesma PUC, foi à universidade encontrar-se com professoras, às quais convidou para escrever capítulos de um livro que pretende lançar daqui a dois anos, sobre a quarta idade.

Depois de pesquisar os índios tukuna, Cecília dedica-se, há muitos anos, aos índios kaingang. Por intermédio dos índios mais velhos, conseguiu refazer toda a história da ocupação da terra no Paraná. Lamenta, contudo, que diversos costumes estão se perdendo, em nome dos índios mais jovens.

cecilia-helm-e-matheus-papaleo-neto-duas-vidas-intensas-com-grande-producao-intelectualFormado em Medicina na USP, Papaléo dedicou-se inicialmente à Cardiologia e à Clínica Médica. Desde o seu despertar para os estudos sobre a saúde dos idosos, não hesita em defender que a visão tem que ser interdisciplinar, fundamentalmente. Constata que a resistência dos geriatras em relação à Gerontologia diminuiu sensivelmente nos últimos anos. “O vínculo entre Geriatria e Gerontologia não pode ser quebrado. Creio que no futuro haverá uma só denominação, Ciência do Envelhecimento”.

Ambas as entrevistas estão na edição 25 da Revista Portal de Divulgação, e que denominamos Com mais de 70: legados de ideias e ideais. Cecília Helm e Matheus Papaléo Neto são exemplos de experiências de vidas longas e produtivas. Para nossos entrevistados as escolhas foram possíveis, o trabalho foi o de construção de conhecimentos que, aplicados, trazem novas perspectivas à vida de tantos.

Para ler ambas as entrevistas, na íntegra, acesse a Revista Portal de Divulgação, clicando no link a seguir: Acesse Aqui 

Fotos: Alessandra Anselmi

Portal do Envelhecimento

Portal do Envelhecimento

Redação Portal do Envelhecimento

portal-do-envelhecimento escreveu 2561 postsVeja todos os posts de portal-do-envelhecimento