Cartilha orienta cuidados com o envelhecimento

Cartilha, online, traz orientações para os idosos e também para os familiares e cuidadores sobre o cuidado com o envelhecimento

Denise Chaves (*)

 

“Dois grandes erros não podem ser cometidos no trato com pessoas de idade avançada. O primeiro é considerar que todas as alterações que ocorrem com um idoso são consequência de seu envelhecimento natural e ignorar as queixas relacionadas a doenças. O segundo é tratar o envelhecimento natural como doença e levar o idoso ao médico para exames e tratamentos desnecessários”. Alerta a médica Ana Paula Pimentel Mendonça que, junto com Anne Albuquerque SantAnna, também médica, criaram a Cartilha do Envelhecimento e Cuidados do Idoso.

A cartilha ajuda a identificar corretamente os sintomas e, principalmente, a prevenir problemas atuais e futuros. Foi criada com o objetivo de orientar os usuários do Plano de Assistência à Saúde (PAS), empresa que administra a previdência e o plano de saúde do BNDES. A publicação traz orientações para os idosos e também para os familiares e cuidadores sobre atitudes saudáveis e positivas ante o longeviver.

Ao permitir o acesso livre da Cartilha do Envelhecimento e Cuidados do Idoso, a FAPES – operadora responsável pelo PAS, registrada na Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) – amplia o seu público, permitindo que grande parte da população tenha acesso gratuito às 26 páginas ilustradas, com leitura fácil e agradável.

A Cartilha atende assim a uma demanda cada vez maior, uma vez que a expectativa de vida no mundo – e também no Brasil – está em crescimento. Por isso, aprender a envelhecer com saúde é fundamental para manter a qualidade de vida de hoje no futuro.

Em linguagem simples, o documento traz informações para o idoso sobre alimentação saudável, acompanhamento médico, atenção ao corpo e vida social. Para os familiares ou cuidadores de idosos, a cartilha alerta para a cautela necessária principalmente com os olhos, boca, audição, pele, ossos, urina, evacuação, nutrição, vacinas, medicação, atividades físicas, memória e doenças crônicas. Há ainda um capítulo específico sobre prevenção de quedas e medidas para manter a residência segura para os mais velhos.

Serviço

Cartilha do Envelhecimento e Cuidados do Idoso

Autoras: Ana Paula Pimentel Mendonça e Anne Albuquerque SantAnna

Disponível em: https://s3.amazonaws.com/site-fapes/arquivos/20180628/038071628a664251ae930331ab77fccb.pdf

 Promovida pela Fapes

 

(*)Denise Chaves – Jornalista. E-mail: contato@denisechavesconteudo.com

Portal do Envelhecimento

Portal do Envelhecimento

Redação Portal do Envelhecimento

portal-do-envelhecimento escreveu 2403 postsVeja todos os posts de portal-do-envelhecimento