Cartilha Ilustrada do Estatuto do Idoso

Iniciativa do Conselho Municipal do Idoso, a Cartilha Ilustrada foi criada porque a população brasileira tem dificuldade em compreender os textos contidos nas leis brasileiras. Trata-se de uma síntese dos principais artigos contidos no Estatuto do Idoso. Você conhece o Estatuto?

 

 

cartilha-ilustrada-do-estatuto-do-idosoA Pastoral da Pessoa Idosa faz visitas domiciliares a muitos idosos, todos os meses. Sua atuação visa contribuir na defesa e construção dos direitos das pessoas mais velhas, com ações preventivas de combate à violência e aos maus-tratos na família e na comunidade.

São 10 anos de trabalho e missão e, para auxiliar na conscientização sobre o tema, a Pastoral indica a iniciativa do Conselho Municipal do Idoso, que desenvolveu uma cartilha ilustrada do Estatuto do Idoso, conforme lei federal nº 10.741.

A cartilha ilustrada foi criada porque a população brasileira tem dificuldade em compreender os textos contidos nas leis brasileiras e é por isso que foi criada essa iniciativa voluntária, para que as pessoas idosas possam entender os seus direitos com a ajuda das ilustrações.

O Estatuto do Idoso possui 118 artigos que abrangem os direitos fundamentais das pessoas idosas. E a Cartilha Ilustrada do Estatuto do Idoso é uma síntese dos principais artigos contidos nele. Não substitui a leitura integral do Estatuto do Idoso.

A Cartilha começa com algumas perguntas visando introduzir a pessoa no panorama do envelhecimento do país, para então dar destaque a alguns artigos do Estatuto do Idoso. Entre elas:

Você sabe quantas pessoas idosas existem no Brasil?

Você sabe como se defender em caso de violência?

Você sabe como se defender contra o vírus HIV?

Você conhece o Estatuto do Idoso?

Leia na íntegra a Cartilha: Disponível Aqui / Aqui

 

Portal do Envelhecimento

Portal do Envelhecimento

Redação Portal do Envelhecimento

portal-do-envelhecimento escreveu 2558 postsVeja todos os posts de portal-do-envelhecimento