Cartilha da saúde para idosos e familiares

Esta cartilha foi elaborada pela estudante de Psicologia, Simone Padilha, tendo como objetivo contribuir para o conhecimento sobre prevenção e saúde dos idosos, orientação para família e profissionais de saúde.

 

 

cartilha-da-saude-para-idosos-e-familiaresEla está referendada no Estatuto do Idoso e Portal da Saúde.

A política Nacional do Idoso (Lei 8842/1994) tem como objetivo assegurar ao idoso seus direitos sociais, criando condições para promover sua autonomia, integração e participação efetiva na sociedade. Propõe criar condições para promover a longevidade com qualidades de vida, colocando em prática ações voltadas para saúde e condições de dignidade.

A cartilha é resultado do estágio durante a elaboração do seu Trabalho de Conclusão do Curso (TCC) realizado no Ambulatório Universitário e a partir de sua experiência. Foi ali, atendendo os idosos, que ela percebeu a necessidade de sistematizar algumas orientações para ajudar as próprias famílias e profissionais.

Trata-se de uma contribuição social do seu TCC em Psicologia, intitulado “As implicações psicológicas no processo da aposentadoria & envelhecimento: Terceira Idade apenas um processo do envelhecimento”, apresentado à Universidade Regional de Blumenau-Santa Catarina.

O foco da cartilha é o risco de quedas que aumenta com o avançar da idade, podendo chegar a 51% em pessoas acima de 85 anos. As quedas estão relacionadas com o ambiente, locais públicos, transporte coletivo e uso de medicações.

Portal do Envelhecimento

Portal do Envelhecimento

Redação Portal do Envelhecimento

portal-do-envelhecimento escreveu 2582 postsVeja todos os posts de portal-do-envelhecimento