Caraguatatuba (SP) combate a violência contra a pessoa idosa

Tempo de Leitura: 4 minutos

Caraguatatuba realizou no CREMI – Centro de Referência da Pessoa Idosa, em 20/06/2013, uma manhã de intensa programação para lembrar e alertar a população da região sobre a crescente violência contra pessoas idosas.

Divina de Fatima dos Santos * Texto e Fotos

 

caraguatatuba-sp-combate-a-violencia-contra-a-pessoa-idosaO dia mundial de combate à violência contra a pessoa idosa em geral, é celebrado no dia 15 do mês de junho em diferentes lugares no Brasil e no mundo. A mudança no calendário da cidade não diminuiu a importância do tema. O evento teve como objetivo despertar a população para um assunto importante e necessário tendo em vista que a população de idosos do município é crescente. A adesão do público foi grande e contou com várias autoridades municipais.

O vice-prefeito do município Antônio Carlos Junior disse que sua larga convivência com seu avô ao longo da vida o deixou muito sensibilizado para esta causa. Afirmou ainda que esse convívio foi importante para a sua formação enquanto ser humano e alertou o público sobre a necessidade de um convívio familiar harmônico, pois para ele isso fez grande diferença.

caraguatatuba-sp-combate-a-violencia-contra-a-pessoa-idosaJá a Secretária dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso, Ivy Malerba, destacou que celebrar e evidenciar essa data ajuda no combate ao preconceito e aos abusos, uma vez que subsidia o idoso facilitando sua compreensão sobre sua situação de vulnerabilidade; além disso, faz com que ele perceba que não está sozinho e que ele deve pedir ajuda nos casos de violação de seus direitos.

Esse dia contou ainda com a apresentação de um grupo de teatro amador composto por alunos idosos do CREMI. Eles apresentaram várias cenas de violência, muitas delas já vivenciadas por inúmeros idosos em diferentes locais inclusive dentro de casa e entre seus familiares. De uma forma leve e até “divertida”, o grupo teatral tentou passar uma mensagem ao idoso para que este não tenha medo de denunciar quando for o caso.

caraguatatuba-sp-combate-a-violencia-contra-a-pessoa-idosaA Presidente do Conselho do Idoso, Cida Waack, hoje com seus 86 anos de idade, afirmou que sempre lutou pelos direitos da pessoa idosa, principalmente no que refere-se ao respeito a um cidadão que muito fez pelo país no passado, e que, hoje, tem sido tão ignorado e sem voz.

Já a Diretora de Projetos para Idosos do município, Zally Queiroz, proferiu uma palestra alertando o público sobre todas as formas de violência contra idosos. Afirmou que ao longo da vida sempre trabalhou por essa causa, mas que hoje, aos 76 anos de idade, sente na “pele” o descaso e o desrespeito ao qual muitos idosos estão sujeitos.

Em sua palestra afirmou que nem sempre a pessoa percebe que está sendo desrespeitada e, o pior, essas situações ocorrem com certa frequência. A voz do idoso tem sido “apagada” e deixada de lado em muitas questões importantes apenas por serem mais velhos. “Isso é uma forma velada de violência que precisa ser combatida” afirmou ela.

Os organizadores distribuíram entre os participantes cartões para que pudessem manifestar-se escrevendo mensagens e sugestões ligadas ao tema. Depois, essas mensagens foram colocadas em uma árvore que foi plantada no gramado no CREMI, numa metáfora de que devemos semear e plantar ideias e ações para acabar com a violência contra a pessoa idosa, para que o convívio harmonioso entre as pessoas de todas as idades floresçam.

caraguatatuba-sp-combate-a-violencia-contra-a-pessoa-idosaCom o objetivo de ajudar a combater a violência, seguem abaixo os locais para fazer denúncia.

Disque 100 – número nacional para denúncias de violência

Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) – Rua Jorge Burhian, 300, Jardim Jaqueira – Caraguatatuba – Tel. (12) 3897-9773

Ministério Público – Tel. (12) 3882-1099

Delegacia de Polícia – Av. Maranhão, 341 – Jardim Primavera – Caraguatatuba

Secretaria da Saúde/Vigilância Epidemiológica – por meio de notificações compulsórias dos casos suspeitos por ocasião dos atendimentos na rede.

Ouvidoria da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso – Tel. 0800 774 7055 ou no Balcão de Atendimento da secretaria – Av. Rio de Janeiro, 860 – Indaiá – Caraguatatuba.

Conselho Municipal de Defesa dos Direitos do Idoso – e-mail [email protected] – Tel. (12) 3897-7023 ou 0800-7747055

(*)Divina de Fatima dos Santos é psicóloga, mestre em Gerontologia e doutoranda em Psicologia pela PUCSP. É docente do MODULO de Caragua e a FASS – Faculdade São Sebastião. E-mail: [email protected]

Portal do Envelhecimento

Redação Portal do Envelhecimento

portal-do-envelhecimento escreveu 3828 postsVeja todos os posts de portal-do-envelhecimento