Cantar e colorir

Tempo de Leitura: 2 minutos

A maré está revolta, enquanto a calmaria não chega deixamos Caymmi e Adoniram Barbosa despertar a alegria de cantar e colorir. Atividades gratuitas que relaxam e fazem bailar a alma.


Como dizem por aí, o mar não está para peixe afinal vivemos em um tempo de absoluta incerteza e muita angústia. Para os velhos, o isolamento social continua sendo a melhor opção para resguardar a vida, mas velhices são velhices e na sua diversidade percebemos, em muitos, a depressão de mãos dadas com o isolamento enquanto outros tantos insistem em cantar, em mostrar a velhice como um instante surpreendente capaz de revelar velhos dispostos a fazer parte deste mar turbulento.

Dorival Caymmi (1914 – 2008) compositor baiano, fez do mar o principal tema de suas canções e nos versos da famosa Suíte do Pescador cantarolamos a jangada que se lança nos prováveis perigos que precisam ser desbravados.

Pois bem, o mar não está para peixe mas se faz urgente nos vestir de coragem para explorar as tantas incertezas do futuro.

Navegamos nas dúvidas permitindo que a fé possa nos guiar.

Seguimos em frente nas descobertas que fazemos ao perceber que estamos perto mesmo que distantes. Aprendemos a selecionar apenas o essencial e a nos favorecer com aquilo que realmente faça sentido.

Atividades que relaxam são bem-vindas assim como as músicas que ouvimos e que fazem bailar a alma.

“Se Deus quiser quando eu voltar do mar
Um peixe bom eu vou trazer

Meus companheiros também vão voltar
E a Deus do céu vamos agradecer”

Atividades gratuitas

As atividades gratuitas e que você pode baixar diretamente da nossa editora, Portal Edições, são frutos do Faça Memórias, um programa de Arteterapia que acontece desde 2009 em Museu da cidade de São Paulo. Esses anos de experiência comprovam a evidente alegria de colorir e cantar. Em tempos de isolamento social sugerimos uma atividade que permita colorir uma canção conhecida por todos. Aproveite para ouvir a música aqui explorada. Divirta-se com a certeza de que dias melhores, certamente estão por vir.

Serviço

Caderno Virtual: Canções Para Colorir e Cantar (Dorival Caymmi e Adoniran Barbosa)

As atividades podem ser baixadas gratuitamente na página da Portal Edições.


Cristiane T. Pomeranz

Cristiane T. Pomeranz

Arteterapeuta, entusiasta da vida e da arte, e mestre em Gerontologia Social pela PUC-SP. Idealizadora do Faça Memórias em Casa que propõe o contato com a História da Arte para tornar digna as velhices com problemas de esquecimento. www.facamemoriasemcasa.com.br E-mail: crispomeranz@gmail.com.

cristianetpomeranz escreveu 77 postsVeja todos os posts de cristianetpomeranz