Campinas Discute a Criação da Associação de Cuidadores de Idosos

O encontro aconteceu no dia 16 de janeiro, na sede da Associação Franciscana de Assistência Social Coração de Maria – AFASCOM, em Campinas (SP). Ali se discutiu a formação da Associação de Cuidadores da Pessoa Idosa no município, contando com a presença da assistente social Marília Berzins, membro do OLHE (Observatório da Longevidade Humana e Envelhecimento). Participaram do evento o Conselho Municipal do Idoso, ONGs que trabalham nesta área, como AFASCOM, Oficina do Cuidado, Centro de Referência de Violência contra Idoso da Prefeitura Municipal de Campinas, Sindicato das Domésticas de Campinas, Ambulatório de Geriatria do HC/UNICAMP, profissionais de Campinas e de outros municípios e interessados no tema.

 

 

campinas-discute-a-criacao-da-associacao-de-cuidadores-de-idososMarília Berzins apresentou o processo em que se encontra a criação da Associação de Cuidadores de Idosos da Região Metropolitana de São Paulo bem como as providências que são necessárias para se criar uma associação que deve ter como objetivo principal a mobilização dos cuidadores de idosos na defesa dos seus direitos e a luta pela regulamentação da profissão.

Este evento possibilitou conhecer os projetos de lei que tramitam no nível federal, os desafios e avanços nesta questão para a efetivação da profissionalização da ocupação de cuidadores. O desdobramento desta reunião foi de formar um grupo de trabalho que aprofundará a discussão para solidificar o processo de formação da Associação de Cuidadores da Pessoa Idosa no município de Campinas.

Portal do Envelhecimento

Portal do Envelhecimento

Redação Portal do Envelhecimento

portal-do-envelhecimento escreveu 2599 postsVeja todos os posts de portal-do-envelhecimento