Caminhada reúne gerações e combate isolamento de idosos

A 13ª edição do Défis du Parc que aconteceu em Quebec reuniu mais de 2300 pessoas de diferentes idades, incluindo 200 idosos que mostraram sua boa forma durante o Desafio do Grupo Maurice.


Presenciamos uma avalanche de atividades comemorativas ao Dia Internacional do Idoso, comemorado anualmente e instituído pela ONU – Organização das Nações Unidas em 1991.  Todas as comemorações que ocorrem em todo o país têm como objetivo sensibilizar a sociedade para as questões que envolvem nosso Longeviver, especialmente a necessidade de proteger e cuidar da população mais velha e mais vulnerável.

Entre tantas iniciativas, queremos destacar uma delas, que ocorreu na França, em Quebec, justamente pela inclusão de outras gerações e por ajudar a quebrar o isolamento dos idosos. Trata-se da 13ª edição do Défis du Parc que aconteceu no início de setembro, em que mais de 2300 pessoas participaram de vários eventos esportivos, incluindo 200 idosos que mostraram sua boa forma durante o Desafio do Grupo Maurice.

O Défis du Parc consistiu em 3 km de caminhada no belo Parc National de la Mauricie, atraindo idosos e incluindo muitos residentes do Grupo Maurice. Muitas famílias se juntaram aos participantes para tornar este evento uma atividade intergeracional a ser compartilhada com a família e a comunidade.

O Parque Nacional La Mauricie está localizado nas Montanhas Laurentian, na região Mauricie de Quebec. Foi fundado em 1970 e cobre uma área de 536 km². Há cerca de 150 lagos no parque. O nome do parque vem do Rio Saint-Maurice.

O Grupo Maurice melhora a vida dos aposentados desde 1998, quando foi fundado por Luc Maurice, líder no projeto que promove desenvolvimento e gerenciamento de residências de vanguarda para aposentados em Quebec, tendo como missão atender às suas aspirações e antecipar suas expectativas, criando ambientes acolhedores para viverem.

Os moradores do Grupo Maurice, desde junho, se preparam para o desafio participando de caminhadas semanais em grupo pelos arredores de suas casas. Até um plano de treino foi fornecido! Alguns moradores de bairros vizinhos participaram este ano no Desafio do Grupo Maurice.

Annie Roy, gerente geral dos Jardins de Campanile de Shawinigan, declarou à imprensa francesa o que gostou desse dia: “Os sorrisos, os passos dados em conjunto para atingir um único objetivo, a felicidade de se sentir mais vivo do que nunca!”

Na realidade, essa caminhada foi mais uma estratégia de marketing do Grupo Maurice para destacar os valores das pessoas idosas e até as causas que o Grupo preza. Desde o início do ano o Grupo vem fazendo campanhas publicitárias focadas na valorização dos idosos, no que eles estão fazendo hoje, para enriquecer a vida de seus entes queridos, transmitindo seus conhecimentos, reconhecendo o lugar que pertence aos idosos na sociedade, mas também reconhecendo o poder inegável dos mesmos para as demais gerações.

Hoje os idosos representam mais de um quinto da população de Quebec. Pela primeira vez na história da província e até do país, eles superam os jovens de 14 anos ou menos. Portanto, é lógico pensar que eles possuem um poder de influência real que pode fazer uma diferença real em nossa sociedade.

Para Rita Kataroyan, vice-presidente de marketing e vendas do Grupo Mauric, “com seu número crescente, conhecimento múltiplo e envolvimento da comunidade, os idosos são importantes influenciadores… queremos conscientizar o público, que pode perceber os idosos de maneira diferente, considerando a maneira como eles costumam ser retratados na mídia”. Disse ainda que “com a chegada iminente de baby boomers, a população de idosos só crescerá, atingindo uma em cada quatro pessoas em 2031 em Quebec. O poder deles é real”. Para ela, reconhecer isso é um passo importante da sociedade em dar a eles todo o valor e o lugar que merecem. Rita Kataroyan não tem dúvida, assim como os idosos precisam da comunidade, o oposto é verdadeiro. E por isso eles buscam encontrar um equilíbrio que beneficiará a todos, especialmente às próximas gerações.


O curso “As relações familiares na velhice: manejo e estratégias de auxílio e apoio – no domicílio, ILPI e Centro Dia”, será realizado às terças-feiras, nos dias: 15/10, 22/10, e 29/10, das 18h30 às 21h. Inscrições abertas em: https://edicoes.portaldoenvelhecimento.com.br/produto/curso-as-relacoes-familiares/

Sofia Lucena

Sofia Lucena

Estudante de Engenharia de Produção da Universidade Federal de São Carlos (SP). Colabora com o Portal do Envelhecimento fazendo traduções de temas relacionados à longevidade humana. E-mail: sofiacortel@hotmail.com

sofialucena escreveu 27 postsVeja todos os posts de sofialucena