Câmara Municipal aprova a legalidade do Centro Dia do Idoso

No último dia 9 de novembro a Câmara Municipal de São Paulo aprovou o Projeto de Lei Nº 0527/2010 de autoria do Vereador Dalton Silvano sobre a Implantação de Centros Dia. Portanto, está aprovado pela legalidade e constitucionalidade o Programa Social “Centro Dia do Idoso”, mais conhecido como AFAI – Associação dos Familiares e Amigos dos Idosos.

 

 

camara-municipalProjeto
Segundo o projeto, o Programa Social “Centro Dia do Idoso”, disponibilizará atendimento especializado e instalações adequadas para as pessoas idosas, semi-dependentes ou portadoras de enfermidades, que estejam em estado de vulnerabilidade social. Tem por objetivo o suporte familiar com atendimento especializado ao idoso, e como forma alternativa, um asilamento em dependência parcial para atender às necessidades de assistência multidisciplinar e multiprofissional, evitando sua exposição a situações de risco, tais como: acidentes domésticos; violência doméstica; depressão; e sedentarismo.

Consta ainda que o Centro promoverá a convivência durante o dia, prestando diversos serviços de apoio, incluindo: auxílio e atendimento das necessidades das atividades da vida diária; realização de atividades sociais, culturais, manuais e recreativas; acompanhamento de saúde.

A realização dos serviços caberá à uma equipe interdisciplinar que será definida e dimensionada pelo Poder Executivo. O Centro Dia do Idoso funcionará, diariamente, de segunda à sexta-feira, com horário ininterrupto, das 7 (sete) às 19 (dezenove) horas.

Para atendimento dos idosos fragilizados a instituição deverá possuir em sua estrutura, no mínimo: Gestor em Gerontologia; Familiares cuidadores (diretos e indiretos); Profissionais da saúde e do serviço social; Estudantes estagiários; e Voluntários.

Localização da AFAI
A AFAI (Associação dos Familiares e Amigos dos Idosos) está localizada na Alameda dos Guatás, 1101- Planalto Paulista. Fone: 2532-3803. Site: Acesse Aqui 

Portal do Envelhecimento

Portal do Envelhecimento

Redação Portal do Envelhecimento

portal-do-envelhecimento escreveu 2406 postsVeja todos os posts de portal-do-envelhecimento