“Café com Memória” acontece em São Paulo

O “Café com Memória” será realizado no dia 23 de março às 9h30 na cafeteria Jardin do Centro, em São Paulo. O número de vagas é limitado e é necessária uma inscrição prévia.

 

No próximo dia 23 de março haverá o “Café com Memória” em São Paulo. Trata-se do encontro de idosos com perda de memória e/ou demência que se reúnem para tomar um café, trocar experiências e manter contato social.

O “Café com Memória” é uma iniciativa que beneficia idosos, especialmente os que têm Alzheimer, e seus acompanhantes, porque eles são acolhidos fora dos espaços assistenciais e terapêuticos tradicionais, evitando que o foco seja somente a doença.

Esta iniciativa quebra o estigma em relação aos idosos com perda de memória, pois o idoso acometido pela demência sai do lugar de paciente e retoma seu lugar de cidadão participativo, que vai a um café, conversar e interagir. Assim como reduz o isolamento social, tanto dos idosos quanto de seus acompanhantes.

A Terapeuta Ocupacional Mariana Pietra e a Psicóloga Isabel Alonso Leite atuam como facilitadoras do encontro, proporcionando momentos  agradáveis, com troca de informações, muita interação entre os idosos, sempre com atividades lúdicas e estimulantes, contando com a participação de familiares ou cuidadores.

História

Esse formato de encontro já é realizado em diversos países como EUA, Holanda, Inglaterra e Portugal. A psicóloga já participou de encontros em Portugal. Cada país nomeia e estrutura esses encontros de forma diferente. E assim também é com o “Café com Memória”.

O primeiro deles surgiu na Holanda, em 1997. Inglaterra, EUA e Portugal adotaram o modelo, com diferentes denominações e propostas.

No Brasil o Café com Memória surgiu em 2015, quando as idealizadoras, em conjunto com uma equipe de um serviço especializado no atendimento ao idoso em São Paulo, trouxeram a ideia e até hoje ele é promovido para idosos que frequentam o serviço. O projeto já ganhou um prêmio no III Congresso Municipal sobre Envelhecimento Ativo em 2016.

Em 2019 Mariana Pietra e Isabel Alonso Leite resolveram ampliar o projeto, expandindo assim o cuidado fora de contextos institucionais. Elas acreditam que criar um espaço de trocas entre idosos e acompanhantes é um fator potente para a vida não só deles, mas também para motivar a compreensão da comunidade que também envelhecerá.

Serviço
“Café com Memória”
Dia: 23 de março
Horário: 9h30
Local: cafeteria Jardin do Centro
Endereço: rua General Jardim 490, Vila Buarque, São Paulo.
Inscrições: como as vagas são limitadas, há necessidade de inscrição prévia através do contato/whatsapp (11) 98302-1450.
Maiores informações: www.cafecommemoria.com.br e instagram: @cafecommemoria.

 

 

 

Portal do Envelhecimento

Portal do Envelhecimento

Redação Portal do Envelhecimento

portal-do-envelhecimento escreveu 2629 postsVeja todos os posts de portal-do-envelhecimento