Brasileiros apresentam trabalhos no Congresso Europeu de Odontogeriatria

Foi um evento dirigido, com cerca de 200 odontogeriatras de toda a Europa (e também Israel) onde todos os grandes pesquisadores da área estiveram presentes, ora ministrando Palestras, ora na Platéia, sempre com presença completa dos inscritos.

Portal do Envelhecimento

O Evento foi Aberto pela Dra. Anja Ainamo, responsável pelo Programa de Estudos dos Idosos de Helsinki, conhecido pelo nome de Helsinki Ageing Study(HAS), que já gerou mais de 70 trabalhos publicados tanto em Odontologia, como Medicina e Ciências Sociais e de Gerontologia, por todos os profissionais nele envolvidos.

De fora da Europa, a maior Comissão era a do Brasil com 8 colegas, de Instituições como a FMUSP, ABENO, UNIVAP, UNITAU e podemos destacar os trabalhos de Fernando Luiz Brunetti Montenegro e Otília Cunha (Efeitos bucais das Drogas e alerta à equipe Interdisciplinar de Saúde do Idoso); Leonardo Marchini e Vicente Prisco Cunha (Condições bucais de idosos institucionalizados em Taubaté – com metodologia semelhante à européia), Daniela Nascimento e Vanderley Goulart (Influências Psicológicas se superpondo a aspectos técnicos da Prótese Dentária) e Albano Porto da Cunha e Adriana Marchini (Uso da Espectografia ultravioleta de absorção no estudo no metilmetacrilato), que foram bastante analisados pelos presentes.

Uma exposição comercial compacta, mostrou novos equipos para atendimento domiciliar, implantes específicos à terceira idade,materiais para contenções dentárias,soluções protéticas diversas e a sempre presente boa recepção dos funcionários do Hotel Hilton Kalastajattorpa e sua incrível paisagem ao lado de um dos muitos lagos de Helsinki, tornando o evento muito agradável, também no aspecto visual à todos os presentes.

Um Banquete à noite para todos os presentes foi realizado num restaurante tradicional, numa das muitas ilhas de Helsinki, o Klippan Palace, onde os convidados se divertiram com show de mágicas, dança e um verdadeiro banquete!

Nesta foto, os Drs. Fernando Luiz Brunetti Montenegro (esquerda) e Leonardo Marchini (direita) se encontram com a Dra. Anja Ainamo (e seu marido, médico), profundamente envolvidos no Helsinki Ageing Study, em foto na frente do Salão de Convenções do Hilton Kalastajjorpa, em Helsinki.

 

 

 

Dr. Gunnar Carlsson, importantíssimo pesquisador da Prótese Removível (anos 60/70/80) e dos Implantes (atualmente) e o Dr. Fernando Luiz Brunetti Montenegro, em momento descontraído e de trocas de experiências clínicas em seus países de origem nos intervalos entre os cursos.

 

 

 

Em momento de descontração, no banquete do Klippan Palace, temos a mesa dos brasileiros, Com muitos risos, choros e confraternização inter-instituições (até citada na fala dos organizadores do evento – no bom sentido! )e no sentido horário temos: Dr. Vanderley Goulart (UNITAU, UNIVAP), Dra Adriana Marchini (UNIVAP), Dr. Fernando Brunetti Montenegro (ABENO, FFMUSP), Dra. Márcia Porto da Cunha; Dra. Otília Cunha (UNITAU), Dra Daniela Nascimento (ABENO), Dr. Albano Porto Cunha (UNIVAP) e Dr. Vicente de Paula Prisco da Cunha (UNIVAP, UNITAU). Foto do Dr. Leonardo Marchini (UNIVAP, UNITAU, ABENO).

Portal do Envelhecimento

Portal do Envelhecimento

Redação Portal do Envelhecimento

portal-do-envelhecimento escreveu 2454 postsVeja todos os posts de portal-do-envelhecimento