Avós do Século XXI – Mutações e Rearranjos na Família Contemporânea

Tempo de Leitura: 2 minutos

Este livro, de Andréia Ribeiro Cardoso, aborda estudo realizado com avós que cuidam de netos. O objetivo principal foi ouvir e entender as considerações das avós quando lhes são atribuídas a tarefa de cuidar de seus netos para permitir que os pais das crianças trabalhem fora. A autora é doutora e mestre em Psicologia Social pela UERJ, trabalha na Secretaria do Estado de Planejamento e Gestão (RJ) como Psicóloga e ministra cursos, palestras e seminários que abordam debates acerca das relações familiares.

avos-do-seculo-xxiAs avós emergem, nesse cenário, como personagens centrais na vida de suas famílias, participando ativamente dos cuidados com as crianças e proporcionando apoio afetivo e, muitas vezes, financeiro para seus filhos e netos. É o que propõe Andréia Ribeiro Cardoso

O conteúdo teórico explora assuntos relacionados a: mudanças na família contemporânea; influências das relações intergeracionais; comportamento atual dos avós em sociedades ocidentais.

Nos encontros realizados, as avós participantes relataram e debateram temas e situações relacionadas às suas vivências com os netos, trocando experiências e impressões. Os resultados alcançados sugerem reflexões acerca das dificuldades das avós no desempenho dessa atribuição.

Temas

Os capítulos do livro são: Relações familiares na contemporaneidade, Gerações e envelhecimento, Avós, Grupos de encontros com as avós, Conhecendo avós que cuidam de netos, e Ser avó: que jeito é esse?

Informações

O livro Avós no Século XXI – Mutações e Rearranjos na Família Contemporânea foi editado pela editora Juruá. Maiores informações no site: Disponível Aqui

Portal do Envelhecimento

Redação Portal do Envelhecimento

portal-do-envelhecimento escreveu 3753 postsVeja todos os posts de portal-do-envelhecimento