Autonomia e saúde mental

Tempo de Leitura: 2 minutos

O livro “Autonomia e saúde mental”, de Maria Josefina da Silva, mostra uma geração que viveu dificuldades e perdas sem deixar de ser grato ao que a vida proporcionou. Tema de interesse para profissionais e a todas as pessoas e imprime nas suas linhas a marca das grandes transformações históricas, familiares, dos costumes e outros escaninhos da sociedade e da nossa existência.

 

 

autonomia-e-saude-mentalA leitura de uma obra alcança, além do texto, o tema, a época, o ambiente e o enredo nele contidos, mais a pessoa que o escreveu. A clareza e a fundamentação completam o conjunto de atributos de um livro. O tema que ocupa as páginas deste livro é de interesse para profissionais das mais diversas áreas e a todas as pessoas. A época, para um trabalho escrito nos dias atuais, imprime nas suas linhas e entrelinhas a marca das grandes transformações históricas, de profundas metamorfoses da família, dos costumes e de todos os escaninhos da sociedade e da nossa existência.

Manter-se orientado nestes tempos exige empenho. A reestruturação etária das famílias e da sociedade requer um esforço ingente de todos nós. O livro de Maria Josefina da Silva oferece valiosa contribuição nesse sentido.?A história de vida dos membros de um grupo de idosos é o que nos oferece a leitura de “Autonomia e saúde mental – o desafio para uma velhice bem-sucedida”. Contempla a experiência de vida dos membros “Grupo vida”, que se reúnem no “Centro de Desenvolvimento Familiar” (CEDEFAM), da Universidade Federal do Ceará (UFC). A memória dos idosos foi solicitada a contribuir para o esforço de compreensão do nosso tempo, no que concerne ao desafio de uma velhice bem-sucedida. O sucesso em exame é considerado desde o ponto de vista da autonomia e da saúde mental das pessoas.?Os ambientes que integram as histórias de vida são os mais variados. O meio rural está no começo das vidas. A migração introduz o meio urbano nas narrativas. Escola, trabalho, família e o próprio CEDEFAM estão presentes. As mais diversas relações sociais desfilam na memória dos idosos.?

O texto não é semelhante a um conto, com poucos ambientes e enredos. Pelo contrário: a pluralidade se mostra em tudo isso.?Acrescente-se que o este livro é uma tese acadêmica. Nele os conceitos fundamentais são cuidadosamente demarcados. A memória dos idosos foi registrada com fidelidade. O suporte teórico foi convocado, sem ceder à tentação de escorregar para as elaborações teoréticas. A metodologia da pesquisa acadêmica foi escrupulosamente seguida, sem concessões ao academicismo formalista. O texto é leve, substancioso e de leitura agradável.

Informações

O livro pode ser adquirido através do site: Disponível Aqui e Aqui. Também está disponível para consulta Aqui 

A autora, Maria Josefina da Silva atua no Departamento de Enfermagem/FFOE, da Universidade Federal do Ceará. E-mail: [email protected]??. Currículo Lattes: Disponível Aqui

Portal do Envelhecimento

Redação Portal do Envelhecimento

portal-do-envelhecimento escreveu 3807 postsVeja todos os posts de portal-do-envelhecimento