Aura60+: de pessoas maduras para pessoas maduras

A empresa Aura60+, focada na beleza e bem-estar das pessoas idosas, lançou dois produtos no mercado: o kit de cuidado com as unhas e o kit de cuidado com os pés, cujas formulações exclusivas foram especialmente desenvolvidas para a empresa. Em breve nós sortearemos um kit para nossos leitores a fim de testarmos os produtos.


Como nasce uma empresa com produtos voltados para a população idosa? Foi com essa pergunta que chegamos até a Aura60+ para entrevistar seus sócios, José Luiz de Paula Junior e Eric Larue, e saber deles como tudo começou. Um encontro entre pessoas proporcionou o nascimento de uma empresa que conta com dois sócios maduros que se complementam.

De um lado está José Luiz de Paula Junior, 63 anos, com mais de 40 anos de experiência no mercado da beleza, à frente do escritório JL Paula Jr Design e Conceitos, foi um dos precursores do mercado afro-étnico de cosméticos, dos produtos naturais da biodiversidade brasileira e do mercado de beleza masculina. Atualmente ele cria e desenvolve projetos na Europa, Estados Unidos e África. Foi fundador da revista Atualidade Cosmética, revista líder em toda América Latina, e de seu Prêmio anual, considerado o Oscar do segmento hoje sendo cuidada por um de seus filhos. É José Luiz, com seu perfil visionário e criativo, quem cuida de toda a parte de inovação assim como a parte de design da marca, comunicação e embalagens.

De outro lado, está Eric Larue, 55 anos, francês, com mais de 25 anos de vivência no Brasil. Ele foi responsável no Brasil e na América Latina por marcas famosas da perfumaria francesa como Yves Saint Laurent, Roger&Gallet, Van Cleef & Arpels, entre outras. Trabalhou por mais de 20 anos na indústria farmacêutica de grande multinacional francesa no Brasil. Foi responsável também por inúmeros produtos farmacêuticos, marcas tradicionais de sucesso, qualidade e credibilidade junto aos consumidores. Com sua vivência no mundo multinacional, Eric estruturou todo o planejamento estratégico e o plano de negócio da marca, sendo hoje o administrador da Aura60+.

Agora que sabemos um pouquinho de vocês, podem contar para o Portal do Envelhecimento como a marca Aura60+ surgiu?

O projeto de desenvolver uma marca focada no público maduro se iniciou através de um encontro com José Luiz de Paula Junior e Claudia Grande, digital influencer e responsável da página Projeto 60 anos do Facebook com mais de 600.000 seguidoras em 2017. Na época, Claudia já sentia na pele que o mercado não enxergava esse público, carente de serviços e produtos adequados para suas necessidades. José Luiz, já com 40 anos de experiência em desenvolver cosméticos e sentido na pele exatamente o mesmo, enxergou uma possibilidade de um mercado promissor nessa área. Alguns meses depois entra Eric Larue, executivo da indústria farmacêutica, com longa experiência em produtos de saúde para o consumidor, que tinha acabado de sair da empresa aonde atuava por mais de 20 anos, e se juntou para estruturar o projeto. 18 meses depois nasceu a Aura60+.  

Em que consiste afinal a Aura60+?

Costumamos falar que a Aura60+ foi elaborada por pessoas maduras para as pessoas maduras, isso porque queremos oferecer às pessoas de 60 anos ou mais a possibilidade de viver uma maturidade ativa através das nossas soluções nutricionais e cosméticas, cientificamente comprovadas e especialmente desenvolvidas para suas necessidades. Somos hoje a primeira marca de cosméticos com um propósito claramente focado neste público. Atuamos neste momento no canal digital através de nosso site www.aura60.com.br com projetos de entrar no varejo oportunamente. Estamos também desenvolvendo um novo canal de venda via um programa de geração de renda em parceria com o Portal Terceira Idade que deverá ir ao ar até final de junho.

Qual é o conceito de envelhecimento que fundamenta a empresa de vocês? 

Estamos vivendo cada vez mais, isso é uma realidade. Graças aos progressos da ciência, da medicina, da higiene, estamos ganhando 3 meses de vida adicional a cada ano que passa. A expectativa de vida que hoje gira em torno de 76 anos para os homens e 81 anos para as mulheres vai continuar aumentando. Em outras palavras, quem tem 60 anos hoje vai viver ainda 25, 30 anos ou muito mais. A grande maioria dessas pessoas cuida de suas finanças, ainda trabalha (mesmo que aposentada) e sustenta suas famílias. O idoso de hoje não é mais a figura da pessoa curvada e com bengala ilustrada nas plaquinhas azuis das vagas reservadas em transportes públicos, lojas, etc. Bem pelo contrário, pessoas 60+ têm energia, disposição, projetos, sonhos e muita vida pela frente para se realizarem, se reinventar ou simplesmente continuar a fazer o que mais gostam. Aura60+ se pautou muito nisso para criar sua imagem até o próprio nome da marca: a aura é um corpo etéreo positivo e energético que circunde o corpo físico. Queremos dar voz a essas pessoas e fazer com que se reconheçam em nossa marca.

Em que a marca se diferencia de outras iniciativas semelhantes existentes no mercado mundial, e especialmente no país? 

O fato é que em outras regiões do mundo como a América do Norte ou a Europa, o envelhecimento da sociedade já foi assimilado há muito tempo. No caso do Brasil, essa revolução demográfica silenciosa está apenas começando a emergir e claramente o mercado não está preparado para isso. Já existem algumas iniciativas no pais mais no campo dos cosméticos, acreditamos que sejamos a primeira empresa posicionada abertamente para atender o público 60+. Como nos diferenciamos? Primeiramente, pelo fato da Aura60+ ter sido criada por pessoas maduras e cercada por parceiros maduros. Por isso, conhecemos os desejos, necessidades e aspirações para o futuro desse público que são nossas também. Sabemos que temos ainda muita vida pela frente, e queremos aproveitar esse tempo da melhor forma. Segundo e decorrente do primeiro ponto é a força de nossa experiência. Cada sócio tem décadas de atuação profissional na área da saúde e da beleza assim como nossos parceiros. Com tamanha experiência, acrescida de nossa maturidade, somos conscientes da necessidade de sermos criteriosos na elaboração de nossos produtos. Por fim, entendemos bem as necessidades das pessoas de nossa idade que podem contar conosco nessa caminhada para uma longevidade ativa. Desejamos oferecer produtos e serviços que atendam a necessidade de viver a maturidade de uma forma plena. Uma vida de total liberdade, independência, prazer, bem-estar e conexão com o mundo para que você continue irradiando felicidade e alto astral!

Como vocês veem o mercado do envelhecimento hoje no Brasil? Especialmente aquele focado no mercado cosmético ou no bem-estar das pessoas mais idosas?

O mercado do envelhecimento vai se transformar nos próximos anos no principal segmento de atuação das empresas focadas em beleza e bem-estar. Isso é um caminho sem volta até porque haverá menos jovens e mais maduros. A oferta de produtos, portanto tem que ser repensada para atender as necessidades específicas dos 60+: fortalecimento das unhas, hidratação da pele, tratamento dos cabelos, etc. Hoje, por exemplo, muitas mulheres aderem ao cabelo natural, mas ao contrário do que se pensa, o cabelo branco necessita de cuidados também e há pouquíssima oferta para tal. Da mesma forma, os códigos de comunicação têm que ser revistos. É muito claro hoje a falta de entendimento deste público por parte de empresas atuando no ramo e até de grandes corporações. Por exemplo, existe um ruído de linguagem ao vender creme anti-rugas ou anti-idade para pessoas que não têm o menor problema em assumir seus 60 anos ou vislumbram suas rugas como marcas de experiência da vida!

No campo do bem-estar, as indústrias de suplementos nutricionais vão ter grandes oportunidades de desenvolver ingredientes e formulações para cuidar da visão, da memória, da força muscular, das articulações, etc. Existem, hoje, ingredientes muito interessantes lá fora e até aqui no Brasil.

Qual foi a maior dificuldade encontrada quando iniciaram? E hoje? 

Creio que a grande dificuldade inicial foi encontrar informações fidedignas para pautar nosso projeto. Foram muitos estudos de casos, presença em eventos e encontros com pessoas mais entendidas do assunto para conseguir sintetizar e extrair informações que pudessem nos ajudar em estruturar nossa construção de portfólio de longo prazo e trabalhar num posicionamento de marca. A outra grande dificuldade tem sido o acesso a recursos para desenvolver o projeto. Aura60+ está sendo construída com fundos, ou seja, com poucos recursos iniciais para investimentos. Por isso, estamos pensando grande, mas começando pequeno com 2 produtos na carteira: o kit de cuidado com as unhas e o kit de cuidado com os pés, cujas formulações exclusivas foram especialmente desenvolvidas para nossa empresa.

Quais são os projetos para o futuro? 

Montamos nosso portfólio de longo prazo pensando em 4 grupos de necessidades que pudemos apontar ao longo desses 18 meses de estudo e estruturação do projeto: cuidado com a mobilidade, produtos para prevenção de doenças crônicas não transmissíveis, produtos para saúde íntima e soluções focadas na aparência. As soluções que iremos lançar futuramente serão cosméticas e nutricionais, buscando sempre qualidade e entrega de resultados

Como as pessoas podem adquirir os produtos da Aura 60+?

Hoje em dia, os nossos 2 primeiros kits de produtos, sendo o Kit de Cuidado com as Unhas e o Kit de Cuidado com os Pés podem ser adquiridos através de nossa loja on line: www.aura60.com.br

Vocês poderiam sortear um kit para que um de nossos leitores possa experimentar e fazer um relato aqui no Portal?

Sim, com muito prazer! O que mais queremos é que as pessoas experimentem nossos produtos e nos contem sua experiência.


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Redação Portal do Envelhecimento

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