Até 2030 o câncer aumentará 30%

Tempo de Leitura: < 1 minutos

O presidente da Liga Portuguesa Contra o Câncer declarou à imprensa internacional que o aumento do câncer “é uma inevitabilidade, que só se resolvia se matassem os velhos, o que espero que não aconteça”.?


Segundo Carlos Freire de Oliveira, o envelhecimento da população fará aumentar em 30% o número de cânceres, até 2030. A maior parte são da próstata, da mama e colo-retal, que já têm taxas de sobrevivência muito altas.?De acordo com o médico oncologista Mário Passos, existe uma média anual de 400 novos casos de câncer em todo o território nacional.?

Estas afirmações foram feitas durante a conferência sobre câncer, que se realizou recentemente no Centro de Congressos do Cassino da Ilha da Madeira (Portugal), inserida no projeto “Um dia pela Vida”, promovido pela própria Liga.?

Carlos Freire se pronunciou em relação ao recente anúncio do governo português de racionamento de medicamentos para doentes de câncer, AIDS e artrite reumatoide, dizendo não aceitar que qualquer governo diga o tempo de vida que um cidadão tem direito. Na sua opinião, o Estado só poupará dinheiro quando for definida a Rede de Referenciação Oncológica, o que deverá ser concluído até final de Dezembro.?

Por outro lado, Mário Passos declarou que o câncer é a doença que mais mata no mundo. Conforme explicou, embora na fase inicial o câncer tenha taxas de cura muito acentuadas, na fase mais adiantada a maioria não tem cura. Para Mário Passos uma coisa é certa: o envelhecimento propicia o seu aparecimento.

Fonte: Disponível Aqui

Portal do Envelhecimento

Redação Portal do Envelhecimento

portal-do-envelhecimento escreveu 3792 postsVeja todos os posts de portal-do-envelhecimento