Asilo é acusado de maltratar idosos

Tempo de Leitura: 2 minutos

O promotor do Ministério Público, Ricardo Sobral disse ontem em uma emissora de TV local que vai oferecer denúncia de maus-tratos contra os idosos em um asilo em Simão Dias. Segundo informações de ex-funcionários muitos idosos são tratados a tapas e vassouradas.

 

 

O médico Luiz Machado que atendeu os idosos por mais de um ano, disse que entregou o cargo porque os funcionários responsáveis pelos idosos não seguiam as recomendações feitas. Tanto é que se passava medicação e dieta, mas tudo era feito ao contrário. A juíza do município, Maria Angélica revelou que não gostou das instalações do asilo e adiantou que vai esperar a denúncia do MPE para tomar as medidas cabíveis e se for apurado que os funcionários são culpados o afastamento será imediato.

A informação é que foi constatado que houve alguns casos de maus tratos contra os idosos praticados por dois funcionários da instituição. O caso será analisado para ver o procedimento de afastamento desses funcionários e a organização do lar que ainda está necessitando de algumas adequações para que atenda melhor aos idosos. O pior é que um senhor de 77 anos chegou de cadeiras de rodas para ser ouvido pelo promotor da cidade. Na presença de um advogado que foi convocado pelo Ministério Público para ouvir o depoimento, ele disse que foi espancado por um funcionário do abrigo onde mora e depois não voltou a andar.

Ainda em entrevista a TV local, a secretária de saúde do município, Creuza Santos contou que foi averiguar a denúncia do médico e constatou que a dieta prescrita não era seguida. Ela disse que o médico falou para eles não comerem muito sal, no entanto a comida deles ia para mesa normal como se fosse de uma pessoa jovem, ou seja, com sal à vontade, além de ser muito oleosa. Funcionárias do asilo também confirmaram as denúncias e revelaram para o promotor que já presenciaram cenas de agressão física contra os idosos pelos próprios funcionários.

Fonte: Correio de Sergipe, 12/9/2008. Disponível Aqui

Portal do Envelhecimento

Redação Portal do Envelhecimento

portal-do-envelhecimento escreveu 3807 postsVeja todos os posts de portal-do-envelhecimento