As vovós não são mais as mesmas e isso é muito bom

Cada vez mais distantes do imaginário comum, as vovós e vovôs de hoje têm muitos desejos a serem satisfeitos antes de se dedicarem aos outros. O ranking de hobbies é um indicativo importante para direcionar esforços e investimentos de marcas, produtos e serviços.

 

Na hora de escolher entre deixar os netos com a vovó ou o vovô, prefira o segundo. É o que recomenda um recente estudo da SeniorLab Mercado e Consumo 60+ baseado nos dados da pesquisa com 18.604 homens e mulheres 60+ de todo o Brasil realizada pela MaturiJobs e Noz Pesquisas.

Ao serem questionados quais são os hobbies prediletos, as preferências de homens e mulheres se mostraram bem distintas na maioria dos das opções sendo a mesma apenas em quatro. O que mais chamou a atenção foram as posições que ficaram as opções “Cuidar dos Netos” que nos homens ficou na 15ª posição com 14% da preferência e nas mulheres, pasmem, na 18ª posição com 12% de preferência. O hobby preferido dos homens e mulheres é Atividade Física, com respectivos 66% e 62%.

Não significa, na minha opinião, que as vovós de hoje gostem menos dos netos do que as de antigamente, até porque faltam dados do passado para esta afirmação. O que tenho certeza é que hoje tanto as vovós quanto os vovôs têm muitos outros desejos a serem atendidos antes de se dedicarem aos netos como um hobbie.

Alguns hobbies ficaram na mesma posição de preferência tanto para homens quanto para mulheres, o que sugere que sejam as atividades ideais para fazer a dois. São elas: Atividades físicas na 1ª posição, passear e viajar na 4ª posição, cozinhar na 12ª posição e ir a bares, restaurantes e festas na 17ª posição. As mulheres têm mais planos e variedades de hobbies tendo em média nove atividades desejadas enquanto os homens têm sete.

Cada vez mais distantes do imaginário comum, os 60+ de hoje têm muitos desejos a serem satisfeitos antes de se dedicarem aos outros. Não se trata de egoísmo ou algo do gênero e sim o foco no self e a busca do Carpe diem. Depois de criarem e educarem os filhos, trabalharem muito durante a vida profissional, acreditam que chegou a hora de devolverem para si, o que fizeram aos outros. O hobby mais bem colocado de uma atividade direcionada aos outros é “ensinar” e está na 13º posição de preferência para os homens e na 15ª posição para as mulheres.

O ranking de hobbies é um indicativo importante para direcionar esforços e investimentos de marcas, produtos e serviços. Os caminhos estão claros e são extremamente promissores, principalmente considerando os R$ 850 bilhões de renda dos 60+ este ano.

Oferecer produtos e serviços que supram ou melhorem a experiência dos 60+ é o caminho. Considerando cumprida a etapa de entender, agora passamos para a fase do como atender. Neste ponto inicia a dificuldade pois o marketing apenas recentemente começou a se interessar por este consumidor. O Aging in Market, conceito que coloca a visão e necessidades do consumidor 60+ como norteadores das ações de comunicação, serviços e oferta ou desenvolvimento de produtos será o diferencial às marcas que também almejam sua própria longevidade.

Aos pais fica o recado de que se não tiverem outra opção, pode ser uma boa ideia deixar as crianças com o vovô. A vovó, com todo direito, quer fazer outras coisas.

Serviço

A SeniorLab mercado & consumo 60+ é uma empresa que se dedica a ajudar marcas, produtos e serviços a melhorar ou construir sua relação com o novo consumidor 60+. Observamos e estudamos este público considerando os novos comportamentos.

Saiba mais: http://seniorlab.com.br/home

Foto de Tiago Muraro

 

 

Martin Henkel

Martin Henkel

Publicitário que mergulhou no marketing e branding, trocou o mercado financeiro em 2014 pelo mercado da terceira idade onde fundou a SeniorLab Mercado & Consumo 60+. Criou o conceito Aging in Market e foi co-criador do modelo CX60+ Customer eXperience 60+, ferramenta que tangibiliza os pontos críticos e oportunidade e melhorias na relação de marcas, produtos e serviços com o consumidor sênior. É palestrante sobre o tema mercado e consumo 60+, é curador da Geronto Fair e é um dos criadores do MKT60+ Seminário de Marketing 60+. Idealizou o Top10 60+ SeniorLab by Deezer, uma das maiores plataformas de streaming de música do planeta e que monitora o gosto musical dos 60+ no Brasil e no Mundo. Escreve para revistas, jornais e portais nacionais sobre o tema e é colunista da revista Envelhecer de Portugal. Sempre observador vê o mundo e as relações pela “lente” 60+ e encontra diariamente oportunidades de melhorar a relação do mercado com o segmento de consumo que mais cresce no país. Seu lema é entenda, atenda e conquiste o consumidor 60+. Email: martin.henkel@seniorlab.com.br

martinhenkel escreveu 3 postsVeja todos os posts de martinhenkel