As faces do envelhecimento humano

Tempo de Leitura: 4 minutos

O livro “As faces do envelhecimento humano: uma abordagem psicossocial”, publicado pela Editora da Universidade Federal do Piauí (EDUFPI), traz diversos artigos que tratam especialmente da expansão do segmento populacional caracterizado como idosos. A obra, organizado por Ludgleydson F. de Araújo e Cecília M. R. G. de Carvalho contou com a colaboração de profissionais das áreas de Psicologia, Educação, Serviço Social, Medicina, Biomedicina, Medicina Veterinária, Educação Física, Nutrição.

Cecília M. R. G. de Carvalho *

as-faces-do-envelhecimento-humanoÉ fruto da parceria entre vários investigadores de universidades brasileiras e estrangeiras que buscam compreender as diversas faces da velhice e do processo de envelhecimento humano.

O conteúdo da obra é apresentado nos seus 13 capítulos de modo multi e interdisciplinar e tem como objetivo estimular o pensamento crítico e reflexivo, além de auxiliar na compreensão e divulgação de conhecimentos sobre as questões relacionadas à velhice e ao processo de envelhecimento humano.

Destacam-se nos capítulos desta obra as condições de ampliação no quadro de idosos no mundo e no Brasil, a feminização da velhice, dos problemas de emprego, de classe social, de estilo de vida, de custo social e pessoal do envelhecimento de autoria de Renato Veras. Também a preocupação com o envelhecimento bem-sucedido, a muldisciplinaridade e a consequente atuação conjunta de vários profissionais para se garantir completude e êxito no atendimento às necessidades do idoso. São aspectos que contam com a contribuição de Geraldine Alves dos Santos e Cícero Emidio Vaz que apresentam os resultados de uma pesquisa realizada em que se avaliam as diferenças de gênero etnia entre populações alemã, italiana e mista quanto à qualidade de vida, relação interpessoal e iniciativa com idosos. Deusivania Vieira da Silva Falcão e Juliana Galo Tiago trazem um relato sobre a amizade na perspectiva de idosos dos grupos de convivências.

Os problemas de saúde abordados dentro dos vários capítulos dizem respeito a idosos com Alzheimer, com doenças crônicas, psicóticos, AIDS e desnutrição, tendo como autores Bernardino Fernández Calvo, Israell Contador, Virginia Ângela Menezes de Lucena, Francisco Ramos Campo, Marineia Crosara de Resende, Roosevelt Leão Júnior, Ana Paula de Freitas, Ana Alayde Werba Saldanha, Raquel Farias Diniz, Ludgleydson Fernandes de Araújo. O objetivo é discutir as questões de saúde enfrentadas pelos idosos, apresentar resultados de pesquisas sobre o preparo e atendimento familiar, a fragilidade, a capacidade funcional, a intervenção e a rede de suporte psicossocial junto a pessoa idosa.

Também registra-se os estudos como os idosos compreendem e dão sentido a vida, discutindo-se o significado da existência humana, da moral, o papel de amigos e de familiares. É o que analisam Cinara Sommerhalder e Regina M. Prado Leite Erbolato.

A pesquisa realizada por Walter Firmo de Oliveira e Cruz possui um diferencial significativo, pois objetivou investigar a modernidade os avanços tecnológicos e a inserção dos membros na vida dos idosos, trabalhando mudanças de comportamento entre os que aceitam e usam os recurso modernos.

As autoras Tarciana Nobre de Menezes, Maria do Socorro Silva Alencar, Cecilia Maria Resende Gonçalves de Carvalho, Francisco de Oliveira Barros Junior, Martha Teresa Siqueira Marques Melo apresentam reflexões sobre as questões nutricionais, apresentando a temática a partir de dois focos. Um deles aborda aspectos envolvidos com o comprometimento das alterações físicas, fisiológicas e metabólicas que influenciam a nutrição da pessoa idosa. O outro destaque é dado a educação nutricional, abordada com enfoque em suas dimensões sociopolíticas, com a valorização da experiência da pessoa idosa, um assunto de grande relevância a todos os profissionais que desejam entender e promover estratégias educacionais promissoras no curso do envelhecimento.

Luis Fernando Viana Furtado e Ana Carolina Fonseca Lindoso Melo discorrem sobre aspectos das parasitoses intestinais em idosos, incluindo a transmissão, os fatores de riscos, prevenção e controle.

Por fim, no contexto das representações sociais da fragilidade é apresentado no último capítulo por Thayrine Santos Moura Pimentall, Débora Cristiane Porto de Góis, Pedro Wilson Ramos da Conceição e outros colaboradores o resultado de um estudo comparativo entre universitários de enfermagem e odontologia.

Esperamos que esta coletânea de textos desenvolvidos por pesquisadores de universidades brasileiras e estrangeiras possa ampliar a noção de diversidade e traga mais subsídios aos Gerontólogos, Geriatras, Psicólogos, Nutricionistas e demais Profissionais de Saúde como aporte teórico para embasar suas práticas, pesquisas e intervenções na velhice.

Sumário

Apresentação

Prefácio – Geraldine Porto Witter

1 – Desafios e Conquistas Advindas da Longevidade da População Brasileira: O Setor Saúde e as Mudanças Necessárias – Renato Veras

2 – Relacionamento interpessoal e capacidade de iniciativa de homens e mulheres que vivenciam o envelhecimento bem-sucedido – Geraldine Alves dos Santos; Cícero Emidio Vaz

3 – A Formação Profissional em Gerontologia: Multiprofissionalidade, Interprofissionalidade e Interdisciplinaridade – Deusivania Vieira da Silva Falcão; Andrea Lopes

4 – Familia y enfermedad de Alzheimer: Papel del sistema de cuidados formal e informal –

Bernardino Fernández Calvo; Virginia Ângela Menezes de Lucena; Lorenzo Hernandez-Martin; Francisco Ramos Campo

5 – Avaliação e Intervenção gerontológica no envelhecimento com doenças crônicas e fragilidade – Marineia Crosara de Resende; Roosevelt Leão Júnior

6 – ACOMPANHAMENTO TERAPÊUTICO DE IDOSOS PSICÓTICOS: uma proposta de intervenção – Ana Paula de Freitas

7 – Sentido de vida e relacionamentos significativos na velhice – Cinara Sommerhalder; Regina M. Prado Leite Erbolato

8- AIDS NA VELHICE: Agentes Comunitários de Saúde, Uma Ferramenta de Ação – Ana Alayde Werba Saldanha, Raquel Farias Diniz; Ludgleydson Fernandes de Araújo

9 – Velho Moderno – Walter Firmo de Oliveira Cruz

10 – Nutrição e envelhecimento – Tarciana Nobre de Menezes

11 -9EDUCAÇÃO NUTRICIONAL NO ENVELHECIMENTO: O cotidiano das vivências com Idosos – Maria do Socorro Silva Alencar; Cecília Maria Resende Gonçalves de Carvalho; Francisco de Oliveira Barros Júnior; Martha Teresa Siqueira Marques Melo

12 Parasitoses Intestinais em Idosos – Luis Fernando Viana Furtado e Ana Carolina Fonseca Lindoso Melo

13 Representações Sociais da Fragilidade na Velhice: Estudo comparativo entre universitários de Enfermagem e Odontologia – Ludgleydson Fernandes de Araújo, Cecilia Maria Resende Gonçalves de Carvalho, Thayrine Santos Moura Pimentel, Débora Cristiane Porto de Góis, e Pedro Wilson Ramos da Conceição

Informações

Contato para aquisição dos livros: Fone (86) 9406-0264 ou 3237-1223. Custo financeiro: R$30,00 + taxa correio. Para maiores informações acessar contatar com Profº Ludgleydson Araújo (email: [email protected] ou a Profª Cecília Carvalho email: [email protected] )

Portal do Envelhecimento

Redação Portal do Envelhecimento

portal-do-envelhecimento escreveu 3792 postsVeja todos os posts de portal-do-envelhecimento