As 8 premissas da Fisioterapia Gerontológica

Tempo de Leitura: 3 minutos

Na obra a autora, a fisioterapeuta Cristina Ribeiro, mestre em Gerontologia Social pela PUC-SP, propõe “As 8 Premissas da Fisioterapia Gerontológica”, as quais auxiliarão o leitor – estudante, profissional fisioterapeuta e interessado pela gerontologia – a qualificar os seus atendimentos e ampliar sua abordagem junto ao paciente, tornando-a mais sensível e humanizada.

 

 

as-8-premissas-da-fisioterapia-gerontologicaA autora também discute aspectos relevantes da relação fisioterapeuta-paciente e fornece otimizações para o atendimento clínico, convidando o profissional a experimentá-los.

Cristina Ribeiro, em seu blog, explica que a Fisioterapia nasceu no contexto da 2º Guerra Mundial com o advento das deficiências e comprometimentos surgidos dos campos de batalha. No ano passado, em 13 de outubro de 2009 ela completou 40 anos no Brasil.

Segundo a autora, a Fisioterapia tem por definição ser uma ciência da saúde, tendo por objeto de estudo o movimento humano em todas as suas formas de expressão e potencialidades, tanto nas alterações patológicas quanto nas repercussões psíquicas e orgânicas. O objetivo da profissão é preservar, manter, desenvolver ou restaurar a integridade de órgãos, sistema ou função, podendo atuar na prevenção e/ou reabilitação, para promover a melhora na qualidade de vida.

A Fisioterapia tem algumas vertentes, entre elas a reabilitação. Uma outra vertente é a atuação fisioterapêutica preventiva, no caso da fisioterapia gerontológica, área especializada na pessoa idosa, por exemplo, é indicada para todas as pessoas interessadas em ter um envelhecimento saudável e ativo. Principalmente para aquelas com mais de 50 anos que vêm observando alterações decorrentes do processo do envelhecimento e com algum comprometimento nas atividades diárias.

Cristina Ribeiro explica que Gerontologia é o conjunto das disciplinas que atuam no mesmo campo, o campo da velhice; estuda o idoso do ponto de vista científico, em todos os seus aspectos, físicos, biológicos, psíquicos e sociais sendo responsável pelo atendimento global ao paciente; é a ciência que estuda o processo de envelhecimento.

Segundo ela, a Fisioterapia Gerontológica, por estar pautada na gerontologia, envolve além do tratamento das doenças do envelhecimento e do modo de preveni-las, a utilização de uma abordagem em que o idoso é visto de forma integral, considerando seus aspectos biológicos, psicológicos e sociais. Consiste na realização de um atendimento global ao paciente, iniciando com uma avaliação detalhada e podendo ter como plano de tratamento, o treino de equilíbrio e marcha; ganho de força muscular, flexibilidade e propriocepção; prevenção de quedas por meio de orientações e adaptação ambiental; e muitas outras condutas de acordo com as necessidades de cada idoso.

Quem é a autora?

Cristina Ribeiro é fisioterapeuta e professora universitária. Especialista em Gerontologia pela Universidade Federal de São Paulo-UNIFESP (2004), Mestre em Gerontologia pela PUC-SP (2011) e Gerontóloga pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia-SBGG (2012). Docente dos Cursos de Fisioterapia do Centro de Ensino Superior de Foz do Iguaçu-CESUFOZ (Grupo UNIP) e da Faculdade Anglo Americano-FAA. Também ministra Cursos de Pós-Graduação, Cursos de Extensão e Workshop. Membro da Equipe de Autores do FisioWeb (Referência em Fisioterapia na Internet); do site Cuidar de Idosos. Acesso ao blog: Aqui

 

Portal do Envelhecimento

Redação Portal do Envelhecimento

portal-do-envelhecimento escreveu 3826 postsVeja todos os posts de portal-do-envelhecimento