Arteterapia e Envelhecimento

Tempo de Leitura: 2 minutos

O livro Arteterapia e Envelhecimento descreve, de forma clara e bem-pontuada, o processo vivenciado por mulheres maduras em um trabalho de ateliê terapêutico. Relata com sabedoria aspectos do envelhescente, apontando seus caminhos e descobertas, em um tempo de novos velhos desafios. Valoriza o olhar interno que ousa ir além, rompendo o limite de si mesma.

arteterapiaDeolinda Fabietti, Arteterapeuta e Gerontóloga, traduz seu conhecimento em imagens que se apresentam ao leitor que vai construindo sua própria passagem por uma galeria que se constitui na medida do processo. Descreve com maestria as bases que estruturam o ateliê terapêutico como metodologia de intervenção: seu processo e sua forma. Caracteriza seu trabalho compondo aspectos que delimitam a atuação arteterapêutica em um espaço de ateliê. Explicita a importância de seguir o movimento das pessoas e do grupo assim como pontua o valor da escolha da técnica artística e suas implicações terapêuticas.

Portanto, esse é um texto de referência pela sua articulação e qualidade de experiência apresentada.

Torna-se relevante ressaltar que Deolinda está traçando sua trajetória profissional com o zelo de quem busca sedimentar muito bem suas construções. Coordenamos juntas o curso de Especialização em Arteterapia que hoje está sendo desenvolvido em várias cidades, localizadas em distintas regiões brasileiras: Belém/PA, Goiânia/GO, São Paulo/SP, Natal/RN e Uberlândia/MG. Trabalhamos de forma a dar corpo à área de conhecimento que se constitui na Arteterapia. Nesse sentido, Deolinda é formadora de novos profissionais que estão iniciando nessa profissão que está se construindo e se expandindo.

Assim, o presente livro representa um marco para nossa área por traduzir em um contexto acadêmico de Mestrado, na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, a beleza e a força de mulheres da terceira idade elaborando suas aprendizagens em um contexto de Arteterapia. E, finalmente, nos mostra quanto podemos aprender e nos trabalhar internamente porque, a cada momento, a oportunidade se manifesta. Olhando de um outro lugar, compreender a dimensão de seu processo é reconhecer que essas senhoras nos dão uma “lição de amor à vida”.

Cristina Allessandrini

Deolinda M. C. F. Fabietti é mestre em Gerontologia Social pela PUC/SP, com especialização em Arteterapia, desenvolve ateliês terapêuticos com mulheres e idosos. Coordenadora do curso de pós-graduação lato sensu em Arteterapia no Alquimy Art, Centro de Pesquisa em Aprendizagem, em vários estados do Brasil.

Título: Arteterapia e Envelhecimento

Autor: Deolinda M. C. F. Fabietti

Editora: Casa do Psicólogo

Cidade: São Paulo

Ano: 2004

Portal do Envelhecimento

Redação Portal do Envelhecimento

portal-do-envelhecimento escreveu 3788 postsVeja todos os posts de portal-do-envelhecimento