Aqui somos SUS

“Aqui somos SUS” é uma estratégia de comunicação que consiste na utilização de um selo especial em diversas iniciativas, produtos e serviços oferecidos no âmbito do Sistema Único de Saúde, de forma a destacar seu caráter de saúde pública, nem sempre percebido com facilidade pela população.

 

Para fortalecer a imagem do Sistema Único de Saúde (SUS) junto à sociedade, uma vez que todos os dias os meios de comunicação só mostram as mazelas, a Fiocruz acabou de lançar selo em sua defesa chamado “Aqui somos SUS”. Nós, do Portal do Envelhecimento, por acreditarmos que sem o SUS não haverá dignidade possível em nossa velhice, adotamos também o selo, que passou a integrar a Home do Portal, no lado direito.

Aliás, a concepção há 30 anos de um sistema único de saúde e sua institucionalização por meio da Constituição foram um dos maiores avanços na luta pela construção de um país mais justo e menos desigual, e que está sendo totalmente sucateado por quem de deveria representar e governar pela população.

O direito de todo o brasileiro à saúde está na nossa Constituição de 1988, que garante a todo brasileiro o acesso à ela, como um “dever do Estado”. Esse direito se materializa na rede pública pelo SUS que oferece, de forma gratuita, serviços e tratamentos que vão da prevenção de doenças a tratamentos complexos e caros, muitos deles desconhecidos da população.

O SUS oferece, entre outros serviços, transplantes de órgãos realizados no país, financiando cerca de 95%. Novos tratamentos e remédios que a maior parte da população desconhece também são fornecidos gratuitamente pelo SUS.

O SUS, por meio da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares, oferece ainda tratamentos alternativos, entre eles ioga, reiki, meditação, musicoterapia, reflexoterapia e medicina tradicional chinesa. Enfim, disponibiliza 19 tratamentos que utilizam recursos terapêuticos e são baseados em conhecimentos tradicionais.

Na área de prevenção temos a pílula que previne o HIV. O Brasil é o primeiro país da América Latina a adotar a PrEp (Profilaxia Pré-Exposição).

Além dos serviços já mencionados, o SUS oferece também Bancos de leite humano – que foi inclusive tema trabalhado recentemente na novela das nove da Globo “O Outro Lado do Paraíso” -, Cirurgia de mudança de sexo, Cirurgias reparadoras para mulheres vítimas de violência, Tratamento para hepatite C, DIU de cobre, Vacina contra HPV, Plantas medicinais, por meio do Programa Farmácia Viva, este instituído pelo Ministério da Saúde em 2010, dispondo alcachofra, aroeira, babosa, cáscara sagrada, hortelã, garra do diabo, guaco, espinheira-santa, entre outras plantas medicinais.

“Aqui somos SUS” é uma estratégia de comunicação que consiste na utilização de um selo especial em diversas iniciativas, produtos e serviços oferecidos no âmbito do Sistema Único de Saúde, de forma a destacar seu caráter de saúde pública, nem sempre percebido com facilidade pela população.

A ação é voltada tanto ao público interno da Fiocruz (suas Unidades, projetos e programas interinstitucionais, trabalhadores da saúde, estudantes e colaboradores) quanto ao público externo (unidades de atenção à saúde do SUS, veículos de comunicação, programa de pesquisa e ensino em saúde e demais instituições afins).

Segundo informações da Fiocruz, o selo foi elaborado de modo a não interferir na compreensão das mensagens das peças gráficas onde será aplicado. O uso e adesão desse material é livre e gratuito, podendo ter aplicações em espaços físicos, produtos, serviços e iniciativas realizadas nos âmbitos federal, estadual e municipal e a Fiocruz estimula sua adoção e aplicação por todas as entidades que integram o SUS, não havendo a necessidade de créditos na sua aplicação. O uso do selo, porém, não substitui a aplicação da marca do SUS na condição de assinatura institucional.

O selo Aqui Somos SUS foi lançado na realidade pelo serviço de multimeios do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz), em parceria com a Coordenação de Comunicação Social (CCS/Presidência). A arte traz o slogan Aqui Somos SUS e a logomarca do Sistema Único de Saúde destacada dentro de um balão de localização, nas cores azul e cinza.

Em declarações à imprensa nacional o diretor do Icict, Rodrigo Murtinho, comentou que “A ideia é não apenas divulgar o SUS, mas assumir que somos parte dele. A Biblioteca de Manguinhos, por exemplo, é uma produção do SUS. O SUS é muito mais do que isso”. A Fiocruz já vem utilizando o selo em suas unidades, peças de divulgação de atividades técnico-científicas, publicações e também nos sites institucionais como o Portal e a Agência Fiocruz. Também pode ser utilizada pelas unidades e instituições parceiras, incluindo projetos e programas interinstitucionais, além de estar à disposição de trabalhadores da saúde, estudantes e demais interessados.

O uso está disponível em acesso aberto, desde que respeitadas as regras de aplicação. Foi criada uma área no Portal Fiocruz para disseminação do selo, onde estão disponíveis o manual de aplicação e os arquivos para download, nos formatos PDF ou vetorial.

 

Portal do Envelhecimento

Portal do Envelhecimento

Redação Portal do Envelhecimento

portal-do-envelhecimento escreveu 2419 postsVeja todos os posts de portal-do-envelhecimento