Aposentadoria, tempo de aprender línguas, obter um diploma, se apaixonar…

Pesquisa revela como os aposentados atuais pretendem passar sua aposentadoria: Planos de viajar pelo mundo, encabeçaram – sem surpresa – o topo da lista, mas teve quem respondeu desejar se aventurar no paraquedismo e montanhismo ou ainda pilotar um avião de caça. A maior parte das respostas envolvia muitos planos de longo prazo para o futuro, mostrando como um número crescente de pessoas acima de 65 anos percebem a sua aposentadoria.

 

 

aposentadoria-tempo-de-aprender-linguas-obter-um-diploma-se-apaixonarUma nova pesquisa sobre como os aposentados pretendem passar sua aposentadoria vai contra tudo aquilo que nossos avós aprenderam e passaram para as gerações seguintes. Se antes a aposentadoria significava tempo de descanso e de se levar uma vida mais sossegada, agora é vista de outra forma. Na realidade, para muitos a aposentadoria é hoje encarada como uma “segunda juventude”.

Essa é a conclusão de uma pesquisa realizada em 2014, na Inglaterra, pela YouGov, encomendada pela empresa Centra Pulse, fabricante de dispositivos tecnológicos, tais como sensores e alarmes para pessoas mais velhas. Participaram dela mais de 2 mil pessoas com mais de 65 anos, convidadas a fazer uma lista de objetivos que esperavam alcançar na vida.

Planos de viajar pelo mundo, encabeçaram – sem surpresa – o topo da lista, com cerca de um terço dos participantes, que relataram seu sonho de viajarem, mas teve quem respondeu desejar se aventurar no paraquedismo e montanhismo ou ainda pilotar um avião de caça britânico. O interessante é que a maior parte das respostas envolvia muitos planos de longo prazo para o futuro, mostrando como um número crescente de pessoas acima de 65 anos percebem a sua aposentadoria, escreve John Bingham, editor de assuntos sociais do Daily Telegraph, da Inglaterra.

aposentadoria-tempo-de-aprender-linguas-obter-um-diploma-se-apaixonarEm segundo lugar apareceu o desejo de verem a família “resolvida” para, em seguida, o desejo de viverem até os 100 anos de idade.

Entre os demais objetivos relatados constam planos de se apaixonar, ir para a universidade, aprender uma nova língua ou uma habilidade, como natação ou aperfeiçoar uma habilidade ao longo da vida, como pintura, jardinagem ou golfe. Outros relataram em investir tempo e dinheiro a fim de escreverem um romance best-seller, comprar uma casa ou mudar de região e até país.

A atriz Dame Judi Dench foi uma das celebridades que respondeu à pesquisa. Ela revelou que aos 79 anos tenta aprender um novo poema ou uma palavra todos os dias para manter a mente ativa. Outro famoso que participou da pesquisa foi Sir Tony Robinson. O ator brincou dizendo que ele sonhava em se tornar um apostador profissional de renome internacional.

A diretora da Centra Pulse, Wendy Darling, falou à imprensa internacional que “Hoje, pessoas com mais de 65 anos têm um conjunto de ambições que deixa a maioria dos que têm vinte e poucos anos com vergonha. É muito importante que eles tenham acesso ao apoio certo para ajudá-los a realizar seus sonhos”. Disse ainda que “Apesar dessas ambições, descobrimos que 40% dos que têm mais de 65 anos ainda estão preocupados com a vida, uma vez que ela vai ficando mais difícil à medida que envelhecem”.

Será que os resultados seriam muito diferentes se esta pesquisa fosse realizada no Brasil?

aposentadoria-tempo-de-aprender-linguas-obter-um-diploma-se-apaixonarObservamos em nosso meio que grande parte das pessoas que estão se aposentando falam muito do sonho de viajar. Parece que este é um dos objetivos universais, mas percebemos com muito pesar que se viajar nunca fez parte do cotidiano de uma pessoa, não será na sua aposentadoria que o fará. Constatamos que muita gente ao chegar na aposentadoria ao invés de realizarem seus sonhos, acabam ficando “presos” à vida de seus filhos/filhas, ajudando-os financeiramente e até no cuidado com os netos e afazeres, não tendo tempo nem condições de concretizarem seus sonhos.

Referências

Disponível Aqui / Aqui 

 

Portal do Envelhecimento

Portal do Envelhecimento

Redação Portal do Envelhecimento

portal-do-envelhecimento escreveu 2514 postsVeja todos os posts de portal-do-envelhecimento