Aos 80 anos, Maristela Ruas é o verdadeiro show da vida

Tempo de Leitura: 4 minutos

Maristela chega hoje aos 80 e cada vez mais gente alcança esta faixa etária com a capacidade cognitiva preservada, desenvolvendo mil atividades, servindo como exemplo para quem está na fila.


Maristela Ruas não é nenhuma celebridade, é uma pessoa comum, uma sobrevivente desses novos tempos nos quais se chega aos 80 com a memória afiada, disposição, autonomia e independência para desespero de filhos e filhas, netos e netas, noras e genros e de uma linda bisneta. Ah, quanta história carrega essa bisavó (avó, mãe, advogada, chef de cozinha, designer de calçados, viúva duas vezes, estudante etc. etc. etc.). Antenada com os novos tempos, torna-se, nas horas vagas, cronista de redes sociais.

– Maristela, você escreve tão bem, tem tanta história para contar, por que não escreve um livro?  

Chega 2020, tempos de pandemia, do corona vírus, da covid-19. Cansada de viver presa no seu apartamento, no qual vive sozinha na companhia da cadelinha Millie, Maristela tem um insight e aciona sua rede de amigos. Um casal a ajuda a alugar uma casinha em Paraty por meio de um aplicativo e outra amiga se dispõe a levá-la, ela e sua cadelinha, até a cidade litorânea onde viver isolada, mesmo que apenas por um mês, é muito melhor e inspirador.

– O que a senhora vai fazer sozinha em Paraty?

– Escrever o livro da minha vida.

– Por que isso agora?

– Porque no dia 30 de janeiro de 2021 completo 80 anos e quero comemorar com o lançamento do livro no qual registro passagens desde os vales onde nasci e cresci, o Vale do Jequitinhonha e o Vale do Mucuri, passando pelo fausto do Rio de Janeiro, por muitas perdas e ganhos, até chegar a Sampa.

O livro está pronto e você irá rir e se emocionar com uma leitura leve, uma viagem no tempo, verdadeira poesia que nos deixa com vontade de também se isolar em Paraty e escrever a nossa própria história, pois todos temos uma história muito rica, colocá-la no papel com a perícia de uma Maristela é que são elas. Baixe o e-book gratuitamente e se emocione a cada página.

Conheci Maristela nos cursos da Universidade Aberta à Terceira Idade, UATI, hoje USP 60+. Mas ela logo revela qual é o seu xodó atual, a cozinha. É chef e promove workshops de comidas orientais em um charmoso espaço na Vila Madalena. Quando me conta sobre o projeto do livro, no mesmo instante dou um subtítulo: como chegar aos 80 feliz e realizada. Aceita com um pé atrás, repensa:

– Fica com cara de livro de receita e isso é o que menos quero. Quem sou eu para dizer como chegar aos 80…

– Sua vida fala por si, basta mudar o verbo, então, como cheguei aos 80…

– Continua com cara de livro de receita. Dos Vales à Vida é suficiente.

Maristela chega hoje aos 80 e cada vez mais gente alcança esta faixa etária com a capacidade cognitiva preservada, desenvolvendo mil atividades, servindo como exemplo para quem está na fila.

A história de Maristela é como suas comidas, uma delícia, pois deixa de lado o chororô:

– Doença todo mundo tem, faz parte, não precisam ser citadas, até porque doença não é privilégio de velhos, doentes ficamos e nos curamos ao longo da vida, em todas as idades.  

Ah, mas se quer uma receita para chegar bem aos 80, Maristela tem:

– Não se desgrude do seu anjo da guarda, seu anjo protetor, faça um pacto com ele e aprenda a ouvi-lo, pois os tropeços ao longo da vida é como a doença, vem em todas as idades.

Desses tropeços, Maristela fala com orgulho, pois ajudam a calçar o caminho, fortalecem, mas tem dicas melhores e mais ousadas que você vai se deliciar, como o capítulo inteiro dedicado ao amor e à paixão. Os amores de Maristela foram intensos demais, estaria aí a receita?

Maristela, no seu aniversário, nos presenteia com um livro maravilhoso, leitura obrigatória, baixe e se delicie, é gratuito, e descubra nesta história um pedacinho da sua, pois com certeza irá se contagiar.

Baixe o ebook gratuitamente

Agora, entrando nos 80, a incômoda sensação de finitude rói meus calcanhares e uma quase urgência se apossa do meu ser e me impulsiona a agir. Com consciência e sensatez, faço uma loucura, me afasto do convívio social, da rotina, me isolo em um lugar com tudo alheio à minha volta, exceção feita a minha fiel companheira Millie, que late sem parar de alegria por se sentir livre, leve e solta, e para me manter alerta.
Ebook: Dos Vales à Vida
Autora: Maristela Ruas
Ano: 2020
Editora: Portal Edições
Páginas: 164
Link para baixar o ebook gratuitamente: https://edicoes.portaldoenvelhecimento.com.br/produto/dos-vales-a-vida/


arte
https://edicoes.portaldoenvelhecimento.com.br/produto/arte-velhices-fragilizadas/

Mário Lucena

Mário Lucena

Jornalista, bacharel em Psicologia e editor da Portal Edições, editora do Portal do Envelhecimento. Conheça os livros editados por Mário Lucena.

mariolucena escreveu 66 postsVeja todos os posts de mariolucena