Aos 100 anos, Kirk Douglas investe em idosos demenciados

Aos 100 anos, Kirk Douglas investe em idosos demenciados

No início dos anos 90, Kirk Douglas resolveu investir em um centro de atenção ao idoso com Alzheimer e seus familiares. Sempre tendo como prioridade os membros de sua comunidade, os artistas e os trabalhadores da área. O Harry’s Haeven nasceu dentro do Motion Picture & Television Fund (MPTF) – o fundo de assistência aos artistas do cinema e da televisão com sede em Los Angeles, na Califórnia.

 

Sexta-feira, 9 de dezembro de 2016, a lenda viva do cinema, Kirk Douglas, superou a marca dos 100 anos vencendo todos os obstáculos que encontrou pelo caminho e comprando uma boa briga com a Doença de Alzheimer (DA).

No início dos anos 90, Kirk resolveu investir em um centro de atenção ao idoso com Alzheimer e seus familiares. Sempre tendo como prioridade os membros de sua comunidade, os artistas e os trabalhadores da área. O Harry’s Haeven nasceu dentro do Motion Picture & Television Fund (MPTF) – o fundo de assistência aos artistas do cinema e da televisão com sede em Los Angeles, na Califórnia. Carrega o nome do pai do ator, um homem que cruzou geleiras, desertos e mares para dar aos filhos melhores condições de vida.

Kirk é filho de imigrantes russos, seu nome de batismo é Issur Danielovitch. Nasceu em Amsterdam (NY) em 1916 e mudou o seu nome legalmente para Kirk Douglas antes de ingressar na Marinha durante a Segunda Guerra Mundial. Após da guerra ele começou a atuar no rádio e em comerciais de televisão, enquanto tentava entrar para a Broadway. Até que em 1946 estrelou o seu primeiro longa, The Strange Love of Martha Ivers. Teve uma infância pobre na periferia de Nova York e teria sido um ótimo membro de gangue se não tivesse a garra e a coragem de emprestar sua força para as artes dramáticas.

A gana de buscar sempre o novo o salvou da mesmice das ruas e, no meio artístico, das novelas e séries. Kirk tinha medo de ficar marcado por um só personagem. Queria, antes de tudo, ser original sem deixar de ser ele mesmo.

Ao buscar sempre o novo, tornou-se um visionário. Sua preocupação, já na década de 90, estava muito a frente do que oferecia os meios tradicionais. Kirk orientou o Harry’s Haeven a cuidar especialmente de quem cuida.

Dar um passinho à frente como pediam os motorneiros quando o bonde começava a encher. Dar assistência e suporte aos familiares dos membros do mundo do entretenimento acometidos pela doença de Alzheimer.

Luta árdua. Kirk e sua segunda mulher, a belga-americana Anne Buydens de 97 anos (o casamento já dura 62), acompanharam de perto o trabalho do centro nesses últimos 25 anos. Como o velho motorneiro, Kirk sempre pede aos profissionais da equipe para nunca esquecer de cuidar de quem cuida.

Como os artistas vivem cada vez mais, a DA se tornou mais presente e o centro, com o passar dos anos, se tornou pequeno. Kirk não entregou os pontos (nem pensa em entregar). Em 2016, aos 99 anos, sentia-se feliz e realizado. Comemorava a modernização e ampliação do centro para que nenhum membro da comunidade acometido pela doença de Alzheimer continuasse na fila de espera.

O projeto consumiu até o momento 40 milhões de dólares das economias do casal que ainda encontra saúde e disposição para fazer muito mais pela comunidade, investindo em outras áreas para gerar conforto e bem-estar, como a reestruturação de 400 parques infantis na cidade de Los Angeles.

Kirk pode dizer que cruzou a linha dos 100 como um verdadeiro campeão. Ele sempre lembra que sem Anne o feito não seria possível. Anne, por sinal, pintou uma imagem do marido que beira a perfeição: ao lado dele eu me sinto como se estivesse o tempo todo diante de um belo jardim que esconde um vulcão prestes a entrar em erupção.

A erupção no campo da criatividade, do desejo de investir em boas causas em um homem centenário é um exemplo de como somos seres desejantes, independente da idade. Da disposição de sempre dar um passinho à frente para permitir que mais gente entre no bonde chamado desejo de fazer o bem.

Receba as últimas notícias!

Não perca nossas principais notícias e notícias que você precisa saber todos os dias em sua sua caiza de entrada.

Aniversário de 100 anos

O filho pródigo, Michael Douglas, e a nora estelar, Catherine Zeta Jones e os filhos do casal, Dylan Michael e Carys Zeta recepcionaram Kirk Douglas em um hotel de Beverly Hills para comemorar o aniversário de 100 anos do grande astro do cinema. Entre os 135 convidados, só pessoas muito próximas da família e algumas dos maiores nomes de Hollywood, como Spielberg.

Kirk Douglas estava encantado, rindo com os convidados ao rememorar seus filmes, tema da decoração do salão. A mesa da família Douglas foi decorada com cenas do filme preferido de Kirk: Lonely Are the Brave (no Brasil o filme recebeu o título de “Sua Última Façanha” e em Portugal “Fuga Sem Rumo”).

Kirk usava uma camisa de tom rosa, colarinho aberto, e tweed de estampa colorida. Ao lado da mulher, Anne, do filho Michael, da nora Catherine e dos netos Dylan e Cary’s, pousou para uma foto tendo ao fundo a marca 100 composta por um arranjo de rosas.

Obstáculos

Quando Kirk resolveu investir no centro de atenção ao idoso com Alzheimer e seus familiares, estava fisicamente bem, mas com o emocional abalado, pois em 1991 seu helicóptero caiu e duas pessoas próximas tinham morrido.

Valorizar a vida e se dedicar ao próximo, uma tarefa que já colocava em prática, passou a ser prioridade. O centro foi inaugurado em 1992 e muitos projetos surgiram desde então. Com a agenda da filantropia cheia, o cinema passou para o segundo plano, mas sem nunca deixar de ser sua paixão. Por isso o derrame, em 1996, foi um golpe duro. Difícil de ser assimilado. O golpe afetou sua dicção.

A luta para voltar aos palcos se confundia com a luta para recuperar a boa dicção. Terapia intensiva. Muita dedicação e força de vontade. Longe do set de filmagem, investiu pesado contra o Alzheimer e em projetos beneficentes. Só no final da década reuniu condições de voltar a filmar. E voltou em alto estilo com a comédia It Runs in the Family (Acontece nas Melhores Famílias).

O filme retrata a família Gromberg, de sucesso, que enfrenta um grande problema: a dificuldade de relacionamento entre eles. Mesmo com todos os integrantes da família morando em Nova York, cada um tem suas preocupações e afazeres próprios, que fazem com que eles apenas se encontrem ocasionalmente em eventos. Kirk dá um show de interpretação ao lado do filho, Michael Douglas, e do neto, Cameron Douglas. O filme chegou aos cinemas em 2003 quando Kirk já estava envolvido em novo projeto, nova comédia, Illusion.

O filme trata do que realmente importa na vida, a família. É neste momento que ficção e realidade se confundem e golpeiam o patriarca Kirk Douglas.

Ao mesmo tempo que a comédia Illusion chega aos cinemas, Kirk vive um drama familiar. Erick, um dos filhos que teve com Anne (o outro é Peter), que há alguns anos lutava para se livrar das drogas, se deixa levar por um coquetel fatal.

Kirk Douglas resolve se dedicar 100% ao que realmente importa, a família e aos projetos de vida, tendo como foco principal a luta contra a doença de Alzheimer.

Leitura recomendada

Aproveite e leia gratuitamente o capítulo A Importância da Fisioterapia Gerontológica em um Grupo de Idosos com a Doença de Alzheimer, resultado de pesquisa realizada por Ana Maria Tabet sob a supervisão do Dr. Paulo Renato Canineu. É uma das 19 pesquisas apresentadas no livro O Envelhecimento Ativo e Seus Fundamentos (editora Portal Edições) publicado pelo Pós em Gerontologia da PUC-SP, que você receberá gratuitamente ao se cadastrar na loja do site do Portal do Envelhecimento.

 

Mário Lucena

Jornalista, bacharel em Psicologia e editor da Portal Edições, editora do Portal do Envelhecimento. Conheça os livros editados por Mário Lucena.

Compartilhe:

Avatar do Autor

Mário Lucena

Jornalista, bacharel em Psicologia e editor da Portal Edições, editora do Portal do Envelhecimento. Conheça os livros editados por Mário Lucena.

Mário Lucena escreveu 86 posts

Veja todos os posts de Mário Lucena
Comentários

Os comentários dos leitores não refletem a opinião do Portal do Envelhecimento e Longeviver.

Descubra mais sobre Portal do Envelhecimento e Longeviver

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading