“Anônimos”, emociona com o cotidiano de um lar de idosos

Tempo de Leitura: 2 minutos

O espetáculo “Anônimos”, do Grupo Teatro Novo de Fortaleza (CE), e peça do Festival Internacional de Londrina, é uma reprodução do que acontece nos lares de idosos, por meio da história de três pessoas idosas. O ator Sidney Malveira, 36 anos, incorpora os personagens com muita competência e o público vê nele uma senhora alegre que perdeu seu grande amor, um boêmio que depois de muita festa se vê abandonado e um terceiro idoso que tem apenas o rádio como companhia.

Pauline Almeida

 

AnonimosPara reproduzir a vontade dos idosos de conversarem, de se sentirem valorizados, Sidney mostra os idosos aguardando pelas visitas, arrumando as cadeiras. Os visitantes são pessoas da plateia que são convidadas a escutar as histórias dos personagens. A senhora muito simpática é daquelas pessoas que gostam de afeto, que se mostram otimistas e positivas, mesmo com muitas tristezas.

Em um segundo momento, é a história do velho boêmio. Ele que tem 14 filhos e não tem nenhum deles para abrigá-lo, provavelmente magoados pelo alcoolismo que o pai apresentou ao longo da vida. O senhor é um daqueles velhos que gostam de dar lições de vida e fazer piadas.

A peça transmite muito bom humor, mas ainda consegue emocionar o público, mostrando o abandono que sentem os idosos. O terceiro velho, já muito debilitado, não tem falas, mas consegue deixar o público com um “nó na garganta” quando ele arruma seus bancos para receber sua visita, mas recebe a notícia de que o horário acabou e ninguém veio vê-lo.

Por fim, são projetadas várias fotos de senhores e senhoras que moram no Lar de Idosos Torres de Melo, em Fortaleza, onde Sidney buscou matéria-prima para fazer o espetáculo.

Na tarefa de ouvir aqueles idosos, o ator observou seus gestos, expressões, queixas e sonhos, todos aspectos que podem ser vistos em palco. A peça é uma mensagem: dê atenção aos idosos porque algum dia todos envelhecem e ninguém merece ser esquecido.

Fonte: Acesse Aqui, 22/6/2011

Portal do Envelhecimento

Redação Portal do Envelhecimento

portal-do-envelhecimento escreveu 3746 postsVeja todos os posts de portal-do-envelhecimento