Amazonas ganha Delegacia de Violência contra o Idoso

Tempo de Leitura: 2 minutos

Manaus – O Governo do Estado do Amazonas entrega na tarde desta sexta-feira (27), o novo Centro Integrado de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa. A estrutura montada na Rua do Comércio, bairro Parque Dez, zona Centro-Sul, agora será a sede da Delegacia Especializada de Crimes Contra o Idoso – DECCI, administrada pela Polícia Civil do Amazonas e que vai investigar crimes cometidos contra pessoas da terceira idade e integrar um complexo voltado para o atendimento especializado ao idoso.

 

 

Na mesma área da delegacia também foi construído o Centro de Proteção e Defesa do Idoso. As duas novas unidades vão oferecer atendimento ao idoso abrangendo as áreas psicológica, social e jurídica, proporcionando desde o trabalho preventivo até o acompanhamento detalhado e especializado de todos os casos direcionados a qualquer uma das unidades que vão compor o Centro.

O projeto conta com a parceria da Secretaria de Estado de Ação Social – SEAS e Conselho de Desenvolvimento Humano – CDH, que entram com o fornecimento de atendimento psicológico e de assistência social, além do Ministério Público Estadual que vai disponibilizar um defensor público.

Delegacia do Idoso

A Delegacia do Idoso funcionará administrativamente, das 8h às 18h, mas contará com um plantão emergencial para orientações e encaminhamentos funcionando 24 horas. A delegada titular da unidade, Lilibeth Cynthia Albuquerque, vai atuar com o apoio de dois escrivães e 14 investigadores.

O prédio que serviu de sede para a antiga Delegacia Especializada em Crimes Contra a Mulher, no Parque 10, foi alvo de um projeto de reforma que teve como objetivo criar um espaço planejado para atender, de forma eficaz, os idosos que necessitem de atendimento policial.

A unidade policial já está ligada ao sistema de informações policiais, Infopol, que já integra e gerencia os registros de Boletins de Ocorrência – BO, de todas as unidades na Polícia Civil e futuramente, também vai abrager as unidades da Polícia Militar, consolidando a integração de ações policiais.

_____________________________

Fonte: Redefatos.com. Amazonas. Disponível Aqui

Portal do Envelhecimento

Redação Portal do Envelhecimento

portal-do-envelhecimento escreveu 3848 postsVeja todos os posts de portal-do-envelhecimento