Alzheimer: práticas e atividades para se aplicar no dia a dia

Esta obra aborda a importância da estimulação cognitiva para pacientes com diagnóstico de Transtorno Neurocognitivo, especialmente devido à Doença de Alzheimer.

 

Trata-se de uma obra abrangente. A autora discute no processo de envelhecimento o que pode ser considerado normal e o que é patológico; discorre sobre o desejado envelhecimento ativo e bem sucedido e como é possível atingi-lo; faz uma diferenciação didática sobre os principais tipos de demência, suas causas, sintomas e tratamentos, enfatizando a Doença de Alzheimer; aborda brilhantemente a questão da dignidade, o cuidado e o impacto na família que tal diagnóstico traz; e ao falar sobre memória, enfatiza os impactos do esquecimento e seu significado.

A autora, ao apresentar sugestões de atividades de estimulação cognitiva para se aplicar no dia a dia, torna este livro valiosíssimo. São inúmeras atividades que podem ser realizadas com os mais diversos sujeitos, em diferentes fases da doença, pelo familiar ou cuidador profissional, sem grande dificuldade e que, certamente, farão uma enorme diferença no desempenho cognitivo das pessoas com demência, além de mantê-las ativas e participativas, já que visa proporcionar interação social.

Ler os relatos pessoais de Simone Manzaro diante de pessoas, incluindo aí seu avô e os participantes do grupo de apoio da ABRAz-SP, além de nos emocionar, comprova sua paixão pelo trabalho e revela o lado humano desta profissional competente e dedicada.

Percebi que as principais dúvidas e questionamentos que surgem nas reuniões de grupo de apoio para os familiares de pessoas com a Doença de Alzheimer e demências similares também estão respondidas neste livro: quando o esquecimento é normal e quando é melhor procurar um médico; contar ou não contar o diagnóstico, entre outras questões que surgem como as maiores dúvidas e preocupações, lembrando que muitas vezes são essas indagações que dificultam um diagnóstico precoce e que certamente traria maior sucesso nos tratamentos medicamentoso e não medicamentoso.

Todo o texto é corajosamente elaborado pela autora de forma didática, atualizada e clara, realmente preocupada em auxiliar os familiares e profissionais, oferecendo informações precisas e preciosas.

Vejo este livro como uma obra essencial, uma importante ferramenta para profissionais e estudantes que atuam na área da gerontologia, bem como para familiares e cuidadores de pessoas com demências.

Alzheimer: identificar, cuidar, estimular
Práticas e atividades para se aplicar no dia a dia

Formato: 14 x 21
Tamanho: 262 páginas
Papel/miolo: pólen 80gr
Preço: 39,90

RESERVE JÁ O SEU: Loja do Portal Edições

Promoção:
Com mais R$ 20,00 você poderá adquirir mais um livro (Gerontologia, Vulnerabilidade, Memória ou Fibromialgia). Entre na Loja e confira as promoções válidas para o mês de agosto.

Atenção: os livros começarão a ser despachados a partir do dia 28/08 quando as promoções serão encerradas.

 

 

 

Fabiana Satiro de Souza

Fabiana Satiro de Souza

Fabiana Satiro de Souza é pedagoga, especialista em Gerontologia pela Unifesp com titulação pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), Mestre em Psicologia da Educação pela PUC-SP, Sócia na empresa 50Mais Ativo, Coordenadora do Grupo de Apoio de Perdizes da Associação Brasileira de Alzheimer (ABRAz-SP), atua há cerca de 13 anos na área de estimulação cognitiva e assessoria em atendimento domiciliar, auxiliando frente ao declínio cognitivo e às dificuldades enfrentadas pela família e cuidadores no dia-a-dia. Site: www.50maisativo.com.br. E-mail: fabisat@gmail.com.

fabianasatiro escreveu 6 postsVeja todos os posts de fabianasatiro