“Alma despejada”: transmissão gratuita e online nesta sexta

Tempo de Leitura: 2 minutos

A memória é assustadora quando ela nos falta, e encantadora quando ela nos ajuda a contar nossas histórias.


A atriz Irene Ravache apresenta, no dia 17 de julho, sexta-feira, às 21h30, o solo Alma Despejada, peça que conta a história de Teresa que, depois de morta, visita pela última vez a casa onde morou. O imóvel foi vendido e sua alma, despejada. Teresa era professora de classe média, apaixonada por palavras, que teve dois filhos com Roberto, seu marido, homem simples, trabalhador, que se tornou um empresário bem-sucedido e colocou sua família no ranking de uma classe média emergente.

Na peça, escrita em 2015, especialmente para Ravache, a personagem transita entre o passado e o presente, do outro lado da vida. Sempre de maneira poética e bem-humorada, Teresa relembra histórias e pessoas importantes em sua vida, como Neide, sua funcionária por mais de 30 anos, e sua melhor amiga, Dora.

Teresa era uma professora de classe média, apaixonada por palavras, que teve dois filhos com Roberto, seu marido, homem simples, trabalhador, que se tornou um empresário bem-sucedido e colocou sua a família no ranking de uma classe média emergente.

Crédito: Divulgação/ João Carlos Filho

A teatralidade do texto de Andrea Bassitt (que também escreveu as peças As Turca e Operilda na Orquestra Amazônica) instiga o espectador a seguir uma história aparentemente trivial, mas com uma trajetória surpreendente, em sintonia com a nossa sociedade. “A memória é assustadora quando ela nos falta, e encantadora quando ela nos ajuda a contar nossas histórias. Na peça, lidamos com a memória, assim como a personagem, sem medo de enfrentar os demônios e os momentos sonhados”, relata o diretor Elias Andreato.

A peça Alma Despejada, online, faz parte da série Teatro#EmCasaComSesc, e que pode ser assistida diretamente de sua casa. O espetáculo – com texto de Andréa Bassit e direção de Elias Andreato – tem transmissão ao vivo pelo YouTube – sescsp – ou pelo Instagram – @sescaovivo.

Alma Despejada estreou em São Paulo, em setembro de 2019, e estava em cartaz até março de 2020, quando os teatros foram fechados devido à quarentena em combate à pandemia do novo coronavírus.

Em casa com Sesc

Desde maio, o Sesc São Paulo vem promovendo a transmissão de diferentes trabalhos cênicos, direto da casa dos artistas, sempre às segundas, quartas, sextas e domingos. Nomes importantes do teatro brasileiro como Celso Frateschi, Georgette Fadel, Sérgio Mamberti, Cacá Carvalho, Gero Camilo, Matheus Nachtergaele e Denise Fraga já passaram pela série.

Serviço
Alma Despejada – com Irene Ravache
Dia 17 de Julho. Sexta, às 21h30
Grátis. Assista online: 
https://www.instagram.com/sescaovivo/
https://www.youtube.com/sescsp


Intergeracionalidade

Portal do Envelhecimento

Portal do Envelhecimento

Redação Portal do Envelhecimento

portal-do-envelhecimento escreveu 3432 postsVeja todos os posts de portal-do-envelhecimento