Aliança Global para os Direitos das Pessoas Idosas

Criada em 2011, a Aliança Global para os Direitos das Pessoas Idosas é um movimento da Sociedade Civil nascido a partir da necessidade de fortalecer os Direitos e a Voz das Pessoas Idosas em nível mundial.

 

 

A Aliança é o resultado do esforço e da colaboração de nove Organizações que atualmente compõem o seu Grupo Diretor: Rede Internacional para a Prevenção do Abuso e Maltrato na Velhice (INPEA), Aliança dos Centros Internacionais de Longevidade (ILC-Alliance), Federação Internacional sobre o Envelhecimento (IFA), Associação Internacional de Residências e Serviços para o Envelhecimento (IAHSA), Associação Internacional de Gerontologia e Geriatria (IAGG), HelpAge Internacional, Ação Global sobre o Envelhecimento (GAA), Age UK, e AARP.

Através de seus membros, esta nova Aliança busca alcançar pessoas idosas de todas as regiões do mundo visando assegurar que as suas vozes sejam ouvidas pela Organização das Nações Unidas (ONU) e seus Estados Membros em nível nacional, regional e internacional, através das Instituições e Comissões das Nações Unidas, assim como da Assembleia Geral.

A Aliança Global pelos Direitos das Pessoas Idosas apoia incondicionalmente a criação de novos instrumentos regionais e internacionais de Direitos Humanos como ferramentas poderosas para o fortalecimento dos Direitos das Pessoas Idosas.

A Aliança está comprometida em desenvolver capacidades em nível nacional que redundem na criação de instrumentos mais eficazes sobre os Direitos das Pessoas Idosas.

Grupo de Trabalho de composição aberta sobre o Envelhecimento
A Aliança Global para os Direitos das Pessoas Idosas apoia incondicionalmente os esforços dos Estados Membros das Nações Unidas em examinar mais profundamente o fortalecimento dos Direitos da Pessoas Idosas globalmente.

Acreditamos que para que este processo seja expressivo, as pessoas idosas devem participar plenamente, expressando elas mesmas sua problemática e suas preocupações.

Somos enfaticamente partidários de que a Assembleia Geral da ONU continue apoiando o Grupo de Trabalho de Composição Aberta sobre o Envelhecimento, e que assegure os recursos necessários para garantir a plena participação de seus Estados membros; pesquisar as formas mais eficazes de proteger os Direitos das Pessoas Idosas e a sua ativa participação junto aos Grupos da Sociedade Civil interessados na segurança das futuras gerações.

As organizações não governamentais que têm status consultivo e interesse em direitos humanos devem participar. Registre seu interesse junto a Aliança Global no site: Acesse Aqui

ONU se reúne para discutir Direitos das Pessoas Idosas

A segunda reunião do Grupo das Nações Unidas de Trabalho Aberto (OEWG) sobre o Envelhecimento sera realizada de 1 a 4 de agosto, em Nova York. Uma oportunidade para os países membros da ONU discutirem como os direitos das pessoas idosas podem ser reforçados e como suas vozes poderão ser ouvidas. A participação da sociedade civil neste processo é vital. A Aliança Global para os Direitos das Pessoas Idosas está convocando todas as ONGs com interesse em direitos das pessoas idosas para estar presente em Nova York.

O Grupo das Nações Unidas de Trabalho Aberto (OEWG) é um novo grupo de trabalho da ONU que foi criada por uma decisão tomada em uma resolução na Assembleia Geral 2010 (Resolução A/RES/65/182 em: https://social.un.org/ageing-working-group/), porque certo número de Estados-Membros, particularmente da América Latina, vêm pressionando para uma discussão na ONU sobre direitos das pessoas mais velhas e mecanismos de direitos humanos sobre os direitos das pessoas idosas.

Maiores informações poderão ser acessadas Aqui

Portal do Envelhecimento

Portal do Envelhecimento

Redação Portal do Envelhecimento

portal-do-envelhecimento escreveu 2582 postsVeja todos os posts de portal-do-envelhecimento