Além dos 60: lições de vida de brasileiros e portugueses

Livro traz depoimentos de brasileiros e portugueses de mais de 60 anos, moradores em São Paulo e em Coimbra/Portugal, aposentados, porém em plena atividade profissional. Há homens e mulheres de diferentes origens trabalhando em regime CLT, outras como voluntárias, autônomos e empreendedores, e outras donos do próprio negócio.

 

 

alem-dos-60-licoes-de-vida-de-brasileiros-e-portuguesesJá ouviu essa canção: “Parabéns a você/nesta data querida/muita felicidade/muitos anos de vida”? Acredito que ouviu, mas talvez não tenha notado o quanto a vida humana tem se prolongado a cada ano. Estamos vivendo mais em todo o mundo e, no Brasil, não é diferente. No último século, a nossa expectativa de vida aumentou mais de 40 anos, graças, em parte, aos avanços tecnológicos na medicina, ao diagnóstico precoce de algumas doenças, à alimentação saudável e a prática de exercícios físicos.

O leitor vai se surpreender com os depoimentos de brasileiros e portugueses de mais de 60 anos, moradores em São Paulo e em Coimbra/Portugal, aposentados, porém, em plena atividade profissional, algumas recentes e outras iguais àquelas exercidas antes da aposentadoria. Há pessoas trabalhando em regime CLT, outras como voluntárias, há também trabalhadores autônomos e empreendedores, donos do próprio negócio. São homens e mulheres de diferentes origens, credos e nacionalidades, mas que têm em comum um desejo e uma disposição enorme de melhorar a si, e a tudo que se encontra no seu entorno.

O livro “Além dos 60: lições de vida de brasileiros e portugueses”, de Elisa Mariz, está estruturado em quatro partes – ‘Coimbra e os entrevistados’, ‘São Paulo e os entrevistados’, ‘+60 em Cena’ e ‘Empreendedorismo Sênior’. Ele traz grandes contribuições que ajudam a compreender o fenômeno da longevidade em suas inúmeras possibilidades e adversidades e um novo olhar às pessoas com mais de 60 anos, não somente pelo seu significativo crescimento populacional, mas, sobretudo, pelo potencial que pode representar em termos de conhecimento, cultura, sabedoria e experiências.

O Livro, editado pela Chiado Editora-Lisboa/PT, será lançado em 07.03.2015, às 14 horas, na Livraria Martins Fontes, Av Paulista, 509, São Paulo, Capital.

Sobre a autora

Elisa Mariz estuda ‘longevidade e trabalho’ há mais de 10 anos e em 2009 defendeu sua Tese de doutorado, sobre esse tema, na PUC SP, com pesquisa realizada em São Paulo Capital e Coimbra, Portugal. É pesquisadora do tema em questão no Observatório das Metrópoles da PUC SP e professora de Administração nos programas de graduação e pós-graduação da Universidade Nove de Julho – UNINOVE em São Paulo – Capital, onde também é pesquisadora em Gestão de Pessoas. Desenvolveu carreira executiva no Banco do Brasil de onde se desligou no ano 2000, mas mantém trabalhos pontuais na Universidade Corporativa daquela Instituição.

Os que já leram…

A relevância do tema e a forma como é abordado, com delicadeza e profundidade, tornam o livro leitura obrigatória para todos os interessados nas dimensões sociais da velhice, assinala a socióloga Lucia Bógus, professora da PUC SP.

Segundo o publicitário Antonio Carlos Moreira, professor da ESPM, o livro, “além de uma narrativa pontuada de emoção o texto nos brinda com um toque da cultura brasileira e portuguesa e um passeio virtual pelas cidades de Coimbra e São Paulo”.

Onde encontrar

O livro pode ser encontrado na FNAC, Livraria Cultura, Saraiva e Livraria Martins Fontes. Será lançado no dia 07/03/2015, na Livraria Martins Fontes, da avenida Paulista, 509. A Editora mantém Centro de Distribuição em São Paulo e pode enviar para qualquer livraria do país. Também poderá ser adquirido on line por essas mesmas livrarias e em breve pelo Amazon.

Portal do Envelhecimento

Portal do Envelhecimento

Redação Portal do Envelhecimento

portal-do-envelhecimento escreveu 2532 postsVeja todos os posts de portal-do-envelhecimento