“Acessibilidades”, tema do II Encontro Longeviver

Tempo de Leitura: 3 minutos

O evento será realizado no formato on-line, transmitido pelo Youtube das Meninas de Sinhá, pois querem tornar acessível a outros o que elas têm de mais precioso: a memória cultural.


Minha sabiá, minha zabelê / Toda madrugada eu sonho com você / Se você não acredita eu vou sonhar pra você ver. É com esse canto cheio de esperança que o grupo Meninas de Sinhá anuncia o Segundo Encontro Longeviver. Este ano, o evento acontecerá totalmente virtual devido à pandemia da Covid-19.  Se, por um lado, a versão digital não permite o encontro presencial e o olho no olho de cada uma dessas meninas, por outro, faz essa alegria das cantigas chegar nos lugares mais remotos. 

Com o tema “Acessibilidades e inclusão digital para viver melhor”, o Encontro contará com vários convidados, oficinas e apresentações musicais. A expectativa é que o evento tenha um alcance de, aproximadamente, 2.000 pessoas e cada atração será uma oportunidade de discutir, influenciar e fortalecer o público 60+ (e envelhescente), além de mostrar que é possível que todos estejam juntos de formas bem diferentes.  

“Considerando toda a programação, o estado da pandemia e o isolamento social, acreditamos que um tema interessante para este encontro seria a ‘Acessibilidade’, conexões que transformam a vida, tornar acessível a outros o que eles têm de mais precioso, que é a memória cultural”, afirma Patrícia Lacerda, coordenadora geral do grupo Meninas de Sinhá. 

A programação contará com 19 vídeos das integrantes das Meninas de Sinhá, veiculados pelo canal do Youtube do grupo; duas apresentações musicais com os violeiros Wilson Dias e Joaci Ornelas; um Workshop com Alexandre Kalache, Conceição Evaristo e as Meninas de Sinhá; uma oficina de customização de roupas com a Decustume, além de quatro encontros com convidados especiais: Claudia Alves (Canal O Bom do Alzheimer), Aurélio Alfieri (Youtuber do bem e profissional de educação física com grande experiência com o público sênior), Mulheres do Jequitinhonha (Associação Tingui) e Patrícia Brito (Sabores e Memórias da Cozinha). 

Todas as atividades serão gratuitas e não precisam de inscrição prévia para participar. A programação completa está disponível nas redes sociais do grupo e no site meninasdesinha.org.br/longeviver-2021. “Já que ainda precisamos fazer isolamento social, que a tecnologia nos traga um pouco mais de alívio e integração. Afinal, não existe quarentena para espalhar cultura e alegria!”, completa a coordenadora. 

O Segundo Encontro Longeviver acontece de 4 a 28 de setembro e tem patrocínio da Cemig, Société Générale, Vale, Instituto Lojas Renner, Gerdau e TK Elevator e realização do Grupo Cultural Meninas de Sinhá. Este projeto é realizado com recursos do Fundo do Idoso e da Prefeitura de Belo Horizonte. 

Meninas de Sinhá – As Cantadeiras do Alto Vera Cruz 

Com ideais de entender os problemas do dia a dia de mulheres na maturidade, suas dificuldades, necessidades e angústias, nasceu, em 1996, por intermédio de Valdete Cordeiro, sua fundadora, o Grupo Cultural Meninas de Sinhá. Desde então, ele se tornou uma referência em Organização da Sociedade Civil (OSC) com a inserção de mulheres com idade acima dos 50 anos, em Belo Horizonte/MG, atuando fortemente na comunidade do bairro Alto Vera Cruz. 

Nos encontros semanais foram surgindo o cantar, dançar, relembrar antigas cirandas, cantigas de roda e brincadeiras de criança. Desse resgate, nasceu essa vontade de preservar e divulgar cada vez mais essa cultura tão popular e tão saudosa ao coração. Do forte perfil de luta e força dessas mulheres, Meninas de Sinhá se destaca em suas reminiscências culturais e saberes femininos executando shows, oficinas e buscando atender as necessidades de atividades e socialização do público envelhescente e idosos da regional leste da cidade. 

Serviço
Segundo Encontro Longeviver | 4 a 28 de setembro: youtube.com/Meninasdesinha 

Programação completa: meninasdesinha.org.br//longeviver-2021 

Evento gratuito 

Fotos: Divulgação


https://edicoes.portaldoenvelhecimento.com.br/produto/racismo/

Portal do Envelhecimento

Redação Portal do Envelhecimento

portal-do-envelhecimento escreveu 3787 postsVeja todos os posts de portal-do-envelhecimento