Acessibilidade para deficientes visuais e idosos

Tempo de Leitura: 2 minutos

O primeiro local que merece destaque é o MAM (Museu de Arte Moderna de São Paulo) descrito recentemente, por Viviane Sarraf graduada em artes visuais, como modelo de museu totalmente acessível no país. Segundo a mesma o museu tem acessos livres de barreiras, programas e cursos inclusivos favorecendo a mobilidade de pessoas idosas e deficientes visuais que podem até tocar as obras.

Dra. Marcela Cypel *


Em outra área, mas também favorecendo um espairecimento mental está a fundação Dorina Nowill com o programa Dorina Daisy Reader (DDR) que produz livros acessíveis a deficientes visuais num padrão usado mundialmente. Os livros neste formato permitem a navegação do texto escrito ou falado por meio de um aplicativo de leitura instalado no computador. Os livros oferecem informações de forma inclusiva e estes são disponibilizados gratuitamente na biblioteca circulante da fundação.

Encontra-se disponível na internet o Guia de Referência em Acessibilidade Web – UNIRIO o qual tem por objetivo: “apresentar, sem críticas, o que existe no mercado com relação à acessibilidade”. Dentre as muitas informações esclarecedoras e úteis que o guia apresenta estão sites de referência como, por exemplo, o site acessibilidadelegal ( Disponível Aqui) que tem a intenção de divulgar acessibilidade para que seja possível ter uma web para todas as pessoas ou o site acessobrasil ( Disponível Aqui) que traz informações diversas sobre o tema acessibilidade.

Outro site interessante é o intervox (Disponível Aqui) que é um sistema operacional para computadores PC voltado a atender os deficientes visuais, o sistema se comunica com o usuário através de síntese de voz e é composto por diversos sofwares como: editor de textos (Edivox), agenda de telefones (Televox), calculadora (Calcuvox) e outros.

Esses serviços auxiliam idosos e em especial idosos que tem dificuldade visual a manterem sua vida social ativa e assim também a sua qualidade de vida em alta.

Vamos divulgar estas informações para levar aos que necessitam auxilio e esclarecimento de forma prática e útil.

Fontes: fundacaodorina Disponível Aqui / estadao Disponível Aqui /acessibilidadelegal Disponível Aqui

Portal do Envelhecimento

Redação Portal do Envelhecimento

portal-do-envelhecimento escreveu 3746 postsVeja todos os posts de portal-do-envelhecimento