Ação global voltada ao envelhecimento

Nós teremos uma grande oportunidade para avançar na luta pelos direitos da mulher idosa! No encontro em Genebra da Convenção para acabar com todas as formas de discriminação contra as mulheres (CEDAW), o comitê de especialistas continuará a consideração da Recomendação Geral para requerer aos Estados (os governos) que proporcione as informações sobre o status das mulheres idosas nos seus países.

 

 

Depois de décadas de pressão para aprovação, mulheres de todas as idades convenceram a CEDAW a incluir essa categoria como uma recomendação geral. Estamos orgulhosos que a especialista da CEDAW de Bangladesh, Ara Begum, respondeu à nossa preocupação com relação aos direitos da mulher idosa.

O momento é crítico! Temos que demonstrar nosso apoio antes que a votação seja realizada. Nossa alta e forte voz da comunidade de NGO trará a garantia que os especialistas de CEDAW adotarão essa importante adição ao mandado da CEDAW.

Em 2008, 32 organizações assinaram uma carta de aprovação. Nós queremos ter certeza que outros que não tiveram a oportunidade de assinar ainda possam mostrar seu apoio. Essa demonstração de amparo da NGO realmente fez a diferença para que conseguíssemos trazer a recomendação geral abaixo.

Você já conhece os diversos abusos de direitos humanos que as mulheres idosas enfrentam mundialmente. Pobreza, abandono, perda de herança, abuso físico e emocional, moradias inadequadas e cuidados precários com a saúde. A recomendação geral das mulheres idosas e a proteção dos seus direitos humanos será a interpretação mais compreensiva das obrigações dos partidos dos estados conforme aplicam isso ao contexto das mulheres idosas.

A votação ocorrerá provavelmente em Outubro.

Fonte: Boletim Global Action on Aging, Susanne Paul, Presidente.

Portal do Envelhecimento

Portal do Envelhecimento

Redação Portal do Envelhecimento

portal-do-envelhecimento escreveu 2597 postsVeja todos os posts de portal-do-envelhecimento