“A voz do idoso” dá visibilidade aos velhos

O projeto “A voz do Idoso” ressignifica o olhar de nossa sociedade em relação à população idosa. Através da sua própria voz, palavra escrita e olhar, pessoas idosas dão visibilidade a histórias e imagens sobre outras pessoas mais velhas que, como eles, venceram passivamente a ideia de envelhecer.


Frequentemente, as pessoas idosas enfrentam situações de discriminação, violência, abandono e contam com poucas oportunidades de participação e influência na tomada de decisões de projetos ou políticas públicas que melhorem as condições de vida da população idosa. A cultura em geral, e a mídia em particular, exibem a juventude como modelo de felicidade e sucesso. Em contrapartida, isolam a velhice, associada à doença, assexualidade, desconhecimento de ferramentas tecnológicas, falta de desejos e projetos.

No entanto, há uns anos, em alguns setores da sociedade, está ocorrendo mudanças, revertendo a concepção de pessoas idosas como indivíduos que não podem contribuir com nada para a sociedade, para torná-los sujeitos de pleno direito. Nessa perspectiva, os idosos são considerados membros ativos e valorizados pela comunidade, contribuindo para a sociedade, os familiares e para si mesmos. Recuperar e dar valor real às suas experiências, seu conhecimento e suas habilidades são cada vez mais importantes, porque envolve capacitar e enriquecer os idosos e seu ambiente.

Na Argentina, com o projeto “A voz do idoso” procuramos ressignificar o olhar de nossa sociedade em relação à população idosa. Através da sua própria voz, palavra escrita e olhar, daremos visibilidade a histórias e imagens sobre outras pessoas mais velhas que, como eles, venceram passivamente a ideia de envelhecer, graças à oportunidade de participar e contribuir com a comunidade.

Após dois anos de trabalho sobre o tema e elaboração de algumas notas escritas pelo grupo de comunicadores voluntários, propomos explorar outras linguagens e seu potencial, além de escrever, abrindo caminho para a incorporação de outros formatos de comunicação e expressão: O podcast e a fotografia.

Para conhecer aqueles que estão participando do “A Voz do Idoso”, escrevendo, fotografando e fazendo programas de podcast, basta clicar aqui.

Para saber mais sobre as produções do projeto argentino “A Voz do Idoso”: https://www.fnv.org.ar/category/dar-en-grande/


Inscrições: https://edicoes.portaldoenvelhecimento.com.br/produto/roda-de-conversa-sobre-solidao-com-vera-brandao/

Portal do Envelhecimento

Portal do Envelhecimento

Redação Portal do Envelhecimento

portal-do-envelhecimento escreveu 2611 postsVeja todos os posts de portal-do-envelhecimento