A vida é intergeracional, por natureza!

Idosos europeus apontam a solidariedade intergeracional como ação da Europa e fazem um claro apelo ao Parlamento Europeu e à Comissão Europeia para se pensar em políticas que deem suporte a uma vida intergeracional.


Nós estamos lado a lado com os jovens expressando nossa preocupação mútua para com o planeta e lutando por um futuro sustentável’.”

‘Para nós é tarde demais, estamos lutando pelas pensões dos futuros pensionistas’, afirmou o belga Michel Huisman, convidado para falar no painel sobre a proteção social na Conferência Anual da AGE Platform Europa, realizada em junho passado, logo após as eleições europeias. De acordo com o ativista convidado, outra maneira de lutar pelos direitos em idade mais avançada é a desobediência cívica através de um forte ativismo não-violento, como o caminho adotado pelo movimento cidadão belga ‘Le Gang des vieux en colère’ para denunciar o tratamento indigno em idade mais avançada, em particular no que diz respeito às aposentadorias. O movimento tem uma dimensão intergeracional clara. Huisman aproveitou a oportunidade para lançar um apelo à cooperação com movimentos semelhantes em toda a Europa.

A AGE Platform Europa representa 106 organizações que trabalham com idosos, pertencentes a 24 países. Os delegados membros se reuniram em Bruxelas para a sua conferência anual em junho passado, juntamente com peritos externos e funcionários da Comunidade Europeia para expressar seu desejo de se envolver com os atores políticos e institucionais a fim de encontrar soluções e enfrentar os desafios demográficos e climáticos.

Coletivamente, eles concordam que é necessária uma mudança de mentalidade, que é preciso respeitar os direitos de TODAS as gerações e de contribuir plenamente para beneficiar Europa mais sustentável, igualitária e inclusiva.

Sabem que em tempos de austeridade, tendem a prevalecer discriminação por idade e preconceito de idade embora seja exatamente o contrário, que é necessário as gerações se unirem para atender as necessidades das sociedades que envelhecem rapidamente.

Estereótipos generalizados e discriminação são uma barreira clara para a igualdade de participação das pessoas mais velhas. No entanto, a participação em todas as fases da vida é essencial para alcançar uma sociedade sustentável, coesa e próspera”.

É o que afirmou Ebbe Johansen, presidente da AGE Platform Europa. Ele comentou ainda que “Os formuladores de políticas em todos os níveis têm aqui claramente a sua parcela de responsabilidade”, pois as desigualdades estruturais vigentes é uma preocupação de todos, porque elas têm impacto ao longo de nossas vidas.

Johansen assinalou ainda que é tempo dos formuladores de políticas, em todos os níveis, tomarem medidas contra a discriminação por idade e preconceito de idade, e adotarem uma abordagem abrangente do curso de vida que suporte a solidariedade dentro e entre os grupos etários. Isso irá beneficiar a sociedade como um todo.

A Assembleia também refletiu sobre os direitos dos idosos, incluindo a sua participação igualitária na sociedade, a fim de melhorar o acesso à proteção social adequada e educação na velhice.

Confira o relatório aqui na íntegra da Assembleia



  

Portal do Envelhecimento

Portal do Envelhecimento

Redação Portal do Envelhecimento

portal-do-envelhecimento escreveu 2625 postsVeja todos os posts de portal-do-envelhecimento