A roupa nova de João

João passou, então, por cinco gerações se tornando um objeto biográfico da família. Ele voltou a conviver conosco, agora já mais elegante, é irmão de Alana, a mais nova boneca de Ana Luisa. Parece muito boba essa história, mas confesso que tirei um nó da garganta ao trazer João para o convívio da família. Para mim, João está vivo nas minhas memórias de infância e agora me dá alegria ao ver minhas netas brincando com ele.

Kátia Maria Santos Mota *

 

a-roupa-nova-de-joaoEm uma cena do recente filme “Carol”(1) avistei um boneco semelhante ao que tenho em casa; imagino agora que esse meu boneco é da década de 50.

Pertencia à minha avó D. Mariá que lhe batizou de João.

Quando crianças, eu e minhas irmãs visitávamos vovó aos domingos e lá brincávamos com João, sempre bem vestido com as roupas de linho que ela fazia com capricho. D. Mariá era muito prendada nas suas costuras e bordados, tudo de linho fino.

O tempo passou e João caiu em minhas mãos, certamente porque eu tive filhas e netas. Mudei para uma casa em Villas do Atlântico (Salvador) há quase 10 anos, livrei-me de muitas coisas que acumulei ao longo das minhas muitas mudanças, mas terminei trazendo João comigo sem saber bem o que fazer com ele.

João não conquistou as duas primeiras netas. Julia e Clara não pareciam se encantar com o boneco e eu continuava guardando João sem saber o que fazer. Não gosto de ter coisas guardadas. Isso me incomodava. Sempre que pensava em doá-lo meu coração apertava. Os olhos vivos de João me cobravam um destino razoável.

João, pacientemente, esperava ser adotado.

Recebe as últimas notícias!

Não perca nenhuma notícia, receba cada matéria diretamente no seu e-mail!

Foi então que passei a perceber que as duas netas menores – Tainá e Ana Luisa – se encantaram com João. Tainá até levou para a casa dela.

Tirei, definitivamente, João do guarda-roupa e, assim, ele voltou a conviver conosco, agora já mais elegante, vestido com a roupa nova que Nadia, minha filha, comprou.

Ele agora é irmão de Alana, a mais nova boneca de Ana Luisa.

Parece muito boba essa história, mas confesso que tirei um nó da garganta ao trazer João para o convívio da família.

Para mim, João está vivo nas minhas memórias de infância e agora me dá alegria ao ver minhas netas brincando com ele.

a-roupa-nova-de-joaoJoão passou, então, por cinco gerações se tornando um objeto biográfico da família.

(1) O filme Carol, de Todd Haynes, narra a história da jovem Therese Belivet (Rooney Mara) que tem um emprego entediante na seção de brinquedos de uma loja de departamentos. Um dia, ela conhece a elegante Carol Aird (Cate Blanchett), uma cliente que busca um presente de Natal para a sua filha. Carol, que está se divorciando de Harge (Kyle Chandler), também não está contente com a sua vida. As duas se aproximam cada vez mais e, quando Harge a impede de passar o Natal com a filha, Carol convida Therese a fazer uma viagem pelos Estados Unidos.

* Kátia Maria Santos Mota – Doutorado em Estudos Luso-Brasileiros – Brown University. Mestrado em Letras (UFB). Licenciatura em Letras (UFB). Professora da Pós-graduação do Programa de Educação e Contemporaneidade / Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Membro do Grupo de Pesquisa (Auto)Biografia Formação e História Oral – GRAFHO.

Pesquisa sobre memórias autobiográficas, narrativas (auto)biográficas de imigrantes, mulheresidosas, escrita(auto)biográfica de mulheres. Tem interesse em literatura infantil, diários de viagem, blogs de memória e de mulheres escritoras / leitoras.

E-mail [email protected]

Portal do Envelhecimento

Compartilhe:

Avatar do Autor

Portal do Envelhecimento

Portal do Envelhecimento escreveu 4189 posts

Veja todos os posts de Portal do Envelhecimento
Comentários

Os comentários dos leitores não refletem a opinião do Portal do Envelhecimento e Longeviver.

Descubra mais sobre Portal do Envelhecimento e Longeviver

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading