A beleza do envelhecimento ganha prêmio de prática de saúde exitosa

Tempo de Leitura: 3 minutos

Trabalho com fotografia e poesia no SUS, estimulando a participação social dos idosos em Ribeirão Bonito, recebe Prêmio David Capistrano como prática de saúde exitosa no Estado de São Paulo.

Natalia Guerreiro (*)


 “Quando eu era menino, os mais velhos perguntavam: o que você quer ser quando crescer? Hoje não perguntam mais. Se perguntassem, eu diria que quero ser menino.” (Fernando Sabino) 


Sou fisioterapeuta e atuo na Prefeitura de Ribeirão Bonito, uma cidade pequena do interior do Estado de São Paulo com 13.299 habitantes. Nas horas vagas desenvolvo um trabalho de fotografia, sem fins lucrativos, tendo como público alvo a Terceira Idade. A foto de destaque desta matéria é de minha autoria. Os poemas sobre o tempo ilustram as fotos do projeto fotográfico autoral que dá destaque aos idosos. Aliás, gosto do poema de Fernando Sabino, e é com ele que costumo apresentar meu trabalho para a população idosa do município.

Os idosos estão cada vez mais ocupando espaços em nossa sociedade, a expectativa de vida vem aumentando consideravelmente no mundo todo e também no Brasil. Mas é interessante observar que a nossa sociedade cultua o novo, o jovem, o magro, sarado. Existe uma rejeição ao velho, tornando difícil para a terceira Idade aceitar o processo de envelhecimento.

A ideia das fotos é mudar estes conceitos, valorizando os cabelos brancos, as rugas, mostrando que há, sim, beleza neste processo, inexorável a todos nós.

Já fotografei mais de 150 idosos, na minha cidade de Ribeirão Bonito, e também vários idosos das cidades vizinhas, como Dourado e Boa Esperança do Sul, São Carlos, sempre a convite de colegas das unidades de saúde.

Fotos e poesia no SUS

Fizemos todo um trabalho ao redor das fotos no SUS de meu município, pois a atenção básica tem uma característica que permite realizar trabalhos em grupo de promoção à saúde. Então tornamos isso um trabalho, desmistificando o processo de envelhecimento, valorizando a beleza. No vídeo a seguir explico o que foi esse trabalho.

Como sou fisioterapeuta e no dia a dia cuido desta população, então, acrescentamos as exposições, as rodas de bate papo. Compartilhamos retratos antigos e suas histórias. Enfim, no final de 2018 o ministério da saúde premiou esta iniciativa, classificando entre uma das melhores Boas Práticas na saúde do idoso. Este ano de 2021 o Projeto recebeu o Prêmio David Capistrano como prática de saúde exitosa no Estado de São Paulo.

Enfim, ser belo não é um privilégio de pessoas jovens. Precisamos reconhecer a beleza no envelhecimento. As fotografias nos ajudam a observar isso. 

E acho importante poder compartilhar este trabalho no Portal do envelhecimento, uma publicação ímpar para a Terceira Idade, e também para todos nós “envelhecentes”.

As fotos e poemas podem ser encontradas no Instagram com a hashtag #abelezadoenvelhecimento

(*) Natalia de Freitas Guerreiro Ferreira – Fisioterapeuta de formação e fotógrafa de coração. E-mail: [email protected]


memórias
https://edicoes.portaldoenvelhecimento.com.br/produto/oficina-de-narrativas/

Portal do Envelhecimento

Redação Portal do Envelhecimento

portal-do-envelhecimento escreveu 3754 postsVeja todos os posts de portal-do-envelhecimento